'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Cristina Ferreira e Goucha juntos

Sabem os dois mais de televisão de olhos fechados do que os seus parceiros das manhãs, Cláudio Ramos e Maria Cerqueira Gomes. Mas isso agora não interessa nada, como diria Teresa Guilherme. A guerra ainda agora começou.
27 de abril de 2019 às 08:00
Cristina Ferreira, manuel luís goucha, sic, tvi, o programa da cristina, você na tv
Cristina Ferreira, manuel luís goucha, sic, tvi, o programa da cristina, você na tv Foto: D.R.

1. Quis o destino – existe? – que Cristina Ferreira e Maria Cerqueira Gomes fossem de férias ao mesmo tempo – a da Malveira para as Caraíbas, e a do Porto para o Brasil – e deixassem ‘O Programa da Cristina’ e ‘Você na TV!’ entregues aos seus homens, Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha. Primeiro facto: em cinco dias, o alentejano ganhou-os todos. Segundo facto: a diferença de milhares de espectadores entre os dois foi-se esbatendo entre segunda e sexta-feira – começou nos 174 mil, aproveitando o embalo da patroa, e acabou nos 68 mil. Terceiro facto: o rosto da SIC é que perdeu público, não o contrário. Isto é, o da TVI não conquistou ninguém. Quarto e último facto: Goucha sabe mais de TV, por dentro e por fora, do que mil Cláudios Ramos, mas isso agora não interessa nada, como diria Teresa Guilherme.

2. Como também não interessa nada agora Cristina Ferreira – que estará umbilicalmente ligada para sempre a Goucha – saber muito mais de televisão, e do negócio que a envolve, com os olhos fechados do que a rival Maria Cerqueira Gomes. Para mim, o importante, desta vez, foi a TVI, pela voz da diretora Helena Forjaz, garantir ao 'Correio da Manhã' que a apresentadora só sai da estação… se quiser. Na hora da derrota, estas palavras valem muito. E podiam, e deviam, ser um bálsamo para a apresentadora do Porto se libertar e mostrar o que vale, merecendo assim a confiança que depositaram em si.

3. Tânia Ribas de Oliveira já voa sozinha na RTP1. Finalmente, tanto é o seu talento, genuinidade e simpatia no ecrã. Estreou-se segunda, dia 22, com 'A Nossa Tarde' e mostrou ser uma solução para os que estão em casa neste horário e que andam pela SIC e pela TVI. Sendo cedo ainda para fazer balanços sobre audiências – perdeu por muitos para Júlia Pinheiro (213 mil espectadores) e perdeu por poucos para Leonor Poeiras (49 mil) –, vê-se que há ali matéria para fazer um bom formato de TV. E, conseguindo isso, o resto virá com o tempo. Está tudo perfeito? Nem pensar. O cenário tem pormenores de gente amadora, as VT pareceram-me confusas e o naipe de convidados pouco ambicioso. Mas termino como comecei. Tânia já voa sozinha na RTP1. E essa é a sua maior vitória, com a bênção do diretor José Fragoso.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável