'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Francisco Moita Flores: Vistos Gold

Começou o julgamento do ano. Se a memória não me falha, é a primeira vez que estamos perante um caso onde se responsabiliza criminalmente a teia do poder do Estado.
26 de fevereiro de 2017 às 10:50

Começou o julgamento do ano. O material mobilizado pelo Ministério Público que, agora, apresenta em Tribunal, configura para quem não conhece a prova, e só tem dele conhecimento pelas notícias, uma das mais graves situações que pode acontecer num Estado de Direito.

É certo que não envolve tantos milhões como outros casos mediáticos, nomeadamente o caso BES, a Operação Marquês e outros mais. Porém, se a memória não me falha, é a primeira vez que estamos perante um caso onde se responsabiliza criminalmente a teia do poder do Estado.

Numa linguagem mais directa, em que se sentam no banco dos réus um conjunto de altos responsáveis da administração pública que, a crer na Acusação, actuam com o fim comum de lesar os interesses do Estado do qual eram serviços com cargos de direcção.

Foi com processos como este, onde o Estado foi de tal modo minado por criminosos, que em Itália, na década de oitenta, se desmoronou a organização política daquele país. Porém, neste caso, quem comandava esse ataque era a Máfia, cujo poder tentacular e o seu percurso histórico permitiam melhor compreender aquilo que aconteceu.

Por outro lado, a verdade apresentada pelo Ministério Público é a sua verdade e não a Verdade no sentido absoluto do termo. Não passa de uma perspetiva sobre factos que concluiu serem de natureza criminal. Vamos ver se são.

É o tempo da defesa questionar a prova recolhida, interpretá-la, submete-la á crítica para deste confronto contraditório, o colectivo de juízes que está a apreciar o caso possa ser iluminado e produzir uma decisão justa. A ser provado aquilo que o MP apresenta, não pode haver mão leve.

O tribunal terá de levar em conta que é a primeira ameaça de um tipo de conduta criminosa que pode destruir a nossa organização política e administrativa. Caso não seja provada a acusação, tendo em conta a exposição publica dos arguidos durante tanto tempo, é da natureza humanista do Direito, a necessidade dos juízes contribuírem para o renascimento do bom nome dos agora acusados. Veremos no que tudo isto vai dar.

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável