
A maioria dos automobilistas desconhece que a sua viatura está equipada com um catalisador. Trata-se de um pequeno mecanismo acoplado ao escape do automóvel e com a importante função de alterar a toxicidade dos gases libertados durante a combustão do motor. É, dito de uma forma simples, um equipamento amigo do ambiente. Converte os gases tóxicos e poluentes resultantes do funcionamento do motor, em vapor de água ou dióxido de carbono.
Por outro lado, integra entre outros elementos, metais valiosos como a platina e o paládio, cujos preços são muito superiores ao do ouro. É claro que são quantidades irrisórias que, na maioria dos casos, não chega a um grama. Porém, com a importância suficiente para serem cobiçados por ladrões e por quem deles se serve para comprar estas peças em grandes quantidades. Acresce aos metais preciosos, o facto do catalisador se encontrar exposto, fora do veículo, anexo ao escape, facilitando o furto. Um gatinho experimentado, munido de uma serra elétrica, não necessita mais do que dois ou três minutos para consumar o crime
Segundo números publicados, a GNR contabiliza uma média de vinte furtos de catalisadores por dia. Com esta informação prévia, passemos ao assunto. Existe no nosso País, um indivíduo que ganhou o título de Rei dos Catalisadores. Tal atribuição deve-se ao facto de ser suspeito de ter furtado mais de cem catalisadores. Não só é rápido na função. Segundo dizem as autoridades, também é ágil no furto de veículos. Das várias vezes que foi detido em flagrante delito, conduzia viaturas que furtara algures pelo País. Só no último mês terá sido detido quatro vezes. Presente a Tribunal, sai no dia seguinte com termo de identidade e residência. Claro que continuou a furtar catalisadores e veículos para seu conforto e fortuna e, por outro lado, a dar grandes dores de cabeça às autoridades policiais que lhe seguem o rasto.
Até que, este fim de semana, houve um juiz mais atento pôs termo às aventuras do Rei dos Catalisadores. Ficou detido em Custóias depois de atropelar em contramão um ciclista, e pelas esquadras do País ficaram muitos polícias a respirar de alívio.