'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Uma polícia diferente

Esta semana vai fazer 99 anos que, com assinatura do Presidente Sidónio Pais, foi criada a Polícia de Investigação Criminal – a PIC. Daqui surgiria, após a Segunda Guerra Mundial, a Polícia Judiciária que hoje conhecemos.
24 de setembro de 2017 às 14:40

Esta semana vai fazer 99 anos que, com assinatura do Presidente Sidónio Pais, foi criada a Polícia de Investigação Criminal – a PIC. Daqui surgiria, após a Segunda Guerra Mundial, a Polícia Judiciária que hoje conhecemos. Que trazia de diferente esta Polícia que a afastava de todas as outras forças de segurança e abria um novo caminho no combate ao crime? Em primeiro lugar, trazia um anseio.

Cansados das injustiças cometidas nos tribunais, um grande movimento de protesto atravessou as elites europeias da segunda metade do séc. XIX. Romances dos 'Os Miseráveis', de Victor Hugo, ou o 'Conde de Montecristo', de Dumas, são a expressão mais popular de um debate impulsionado pela euforia cientista, que entretanto dava os primeiros passos, e recusa que um Estado fundado no Direito tivesse Tribunais onde a vontade e os preconceitos judiciários ditavam as mais inacreditáveis das penas, desde o degredo até à pena de morte.

Em segundo lugar, porque o conhecimento científico que resultava do experimentalismo, da vulgarização do microscópio, da multiplicação de laboratórios, do estudo em profundidade da anatomia, da biologia, da toxicologia revelam um mundo inimaginável de sinais (os vestígios) que poderiam com maior exactidão encontrar culpados e diminuir o escândalo dos erros judiciários.

O estudo das impressões digitais deu um impulso decisivo a esta nova abordagem do crime. Assim como a vulgarização da autópsia. As investigações sobre explosivos e balística. O conhecimento químico de tintas e de venenos. Em terceiro lugar, um dos maiores contributos, como sublinhou Edmond Locard, pai da investigação criminal, veio da ficção. Do romance policial. Com particular destaque para Sherlock Holmes, o detective da minúcia, que encantava milhões de leitores pelo mundo fora, incluindo polícias.

A PIC abandonou a ideia de verdade como durante séculos foi entendida. Secundarizou confissões e testemunhos. Veio estabelecer a ciência como pressuposto fundamental para o apuramento da culpa e da responsabilidade de um eventual criminoso. Hoje, quase um século depois, ainda estamos longe dessa utopia que expurga convicções e ideias prévias. Porém, já é grande e honrado o caminho percorrido.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável