
Ligar a televisão e assistir em direto a um jogo de futebol é atualmente um ato banal, comezinho, algo que praticamente todos os adeptos conseguem fazer através de um simples toque no comando.
No dia 22, sábado, Sporting e Benfica voltam a medir forças, no Estádio José Alvalade, no jogo que pode ser decisivo nas contas do título de campeão nacional. Mas assistir ao dérbie eterno através da caixinha mágica, nem sempre foi assim tão fácil.
Em Portugal, o primeiro jogo transmitido pela televisão aconteceu apenas em 1958. Foi há precisamente 59 anos, no dia 9 de Fevereiro, em Alvalade.
As imagens a preto e branco transmitidas pela RTP eternizaram-se e fizeram nascer um dos momentos mais gratificantes para todos os profissionais que tornam possíveis as emissões dos grandes jogos de futebol
O jogo, um simples amigável entre Sporting e Áustria Viena, fez com que a televisão em Portugal nunca mais fosse a mesma. Se os jogadores não tinham a pressão de um encontro oficial, o mesmo não se podia dizer dos profissionais que, naquele dia histórico operavam na régie e no terreno.
No próximo sábado a CMTV vai dedicar uma emissão especial ao Sporting-Benfica. As notícias de última hora, as melhores reportagens e a análise assertiva e rigorosa, em estúdio, irão dar corpo a um dia de trabalho árduo, mas ao mesmo tempo gratificante.
Desta vez não vou ao estádio. Vou "jogar" em pressão alta com a minha equipa na coordenação de uma operação televisiva certamente inesquecível.
As famílias, os amigos e até mesmo grupos de pessoas sem qualquer tipo de ligação interpessoal irão estar coladas ao pequeno ecrã para viver as emoções do dérbi que provoca sempre o friozinho na barriga.
Em casa, no café ou numa esplanada o que interessa é ter lugar reservado em frente à caixinha mágica quando a bola começar a rolar em Alvalade. É para essas pessoas que a CMTV vai trabalhar no dia 22. O dérbi eterno é e será para sempre disputado entre Sporting e Benfica.