
Tudo na vida é uma questão de atitude. Esta é a palavra-chave que defino para mudar nossa vida para melhor e, até me atreveria a dizer, para nos transportar para lugares que nunca imaginamos.
É essa atitude que vai fazer com que te atrevas, tenhas a perspetiva de onde te encontras e vejas que é semprepossível um novo início, uma vez que cada início é uma nova oportunidade, e desta forma passes à ação. Não importa se tens uma formação académica ou não, a formação podem sempre adquiri-la. O que vai marcar a diferença é a decisão de querer mais para a tua vida, é a atitude, a determinação e a força para passar a ação.
E quais são os "truques" que eu utilizo para não paralisar frente ao medo?
Em primeiro, acredito firmemente que ser mulher não define ninguém, e que todas temos capacidades de lutar por aquele que é o nosso lugar. Depois aconselho a que analises a tua situação real, onde estás, onde gostarias de estar, e coloques objetivos realistas, para que os cumpras e possas estabelecer novas metas. Vê também onde tu és excelente. Conhece as tuas mais-valias, as tuas valências,e também as áreas onde podes melhorar.
Outra sugestão é trabalhar a auto-estima. Não existe maior encanto do que alguém que gosta de si mesmo, por isso, aceita-se como és. A autenticidade é o nosso maior triunfo.
Outro ponto é que todos nós temos tempo suficiente para fazer e conseguir todo aquilo com o que sonhamos, sendo que por vezes nos distraímos pelo caminho. Nunca te sentes preparado, e honestamente, se em metade do tempo ficas a pensar no quão difícil será, nem vais começar. Mas se uma vez inicias e terminas, ficas feliz por ter avançado e tentado.
Estar fora da nossa zona de conforto é importante, é realmente onde vais reconhecer a força que tens. E o ano de 2020 foi exemplo disso mesmo. Em todos os casos, dá-te mais tempo do que realmente precisas ou achas "normal", o objetivo nesta vida é viver mais profundamente do que rapidamente.
Qualquer coisa que não sejas tu próprio, onde estás fora do teu "eu", nunca será suficiente. Sê tu próprio. É certo que 99% dos nossos problemas estão na nossa cabeça, não são totalmente reais, com frequência estão relacionados com expetativas que criamos, ansiedades, e com o que pode ou não acontecer. Quando tiveres um problema, não o adies, resolve-o. Qualquer problema tem solução, mesmo que essa solução não seja aquela que mais gostamos, soluciona e liberta a mente para coisas novas.
Não existem limites para os nossos sonhos. Os limites somos nós que colocamos através dos nossos pensamentos, por vezes até redutores. Podes ser mulher e ter êxito (seja qual for a tua definição do sucesso) e não é por isso que serás uma má mãe ou esposa. Eu, por exemplo, defino-me como uma pessoa lutadora, determinada e com muita paixão pelo que faço, mas não sou muito diferente das outras mulheres, uma vez que acredito que muitas de nós temos estas caraterísticas tão próprias do nosso género.
A minha proposta é lutar sempre por nós, e não renunciar a nada pelo facto de ser mulher. Ainda que tenhas de trabalhar muito para o demostrar, até porque ainda vivemos num mundo muito masculino, se cada uma de nós consegue mudar a mente de outra mulher para que lute pelos seus direitos e igualdades, e acredite no seu potencial, passo a passo conseguiremos mudar o mundo.
Por último, às vezes perguntam-me se eu pudesse escolher entre ser homem ou mulher, o que escolheria, pelo que respondo sempre, sem a mínima dúvida: escolheria sempre ser mulher. Não tenho dúvidas que somos o sexo mais forte.
Por último, às vezes perguntam-me se eu pudesse escolher entre ser homem ou mulher, o que escolheria, pelo que respondo sempre, sem a mínima dúvida: escolheria sempre ser mulher.