
Criticada já tantas vezes pelas polémicas nas duas semifinais do ‘Festival da Canção’ – primeiro, o erro na contagem dos votos e anúncio de um finalista em detrimento de outro e, depois, as suspeitas de plágio de Diogo Piçarra –, a RTP está de parabéns pela (justa) homenagem a Simone de Oliveira no espectáculo de Guimarães, que consagrou Cláudia Pascoal e Isaura como as sucessoras de Salvador Sobral. Ver subir ao palco a histórica cantora/actriz, um mês depois de celebrar 80 anos, a interpretar ‘Sol de Inverno’ ou ‘Desfolhada’ – tema com o qual ganhou o certame há meio século – ao lado de Marisa Liz, Aurea e Nuno Feist, foi o momento alto da noite, sem dúvida.
De uma semana para a outra, e isto ainda está no início para fazermos um balanço honesto e concreto, a ‘Casa dos Segredos 7’ perdeu no domingo, dia 4, quase meio milhão de espectadores – o que é muita gente. Este é o único facto que temos em cima da mesa. Se foi o fenómeno Manuel Luís Goucha que se evaporou, se foi a final do ‘Festival da Canção’, não sei. Sei que os próximos capítulos prometem, com as estreias de ‘Divertidamente’, na SIC, já no domingo, 11, e de ‘Got Talent’, na RTP1, a 16. Se o formato de João Manzarra é uma enorme incógnita, o concurso de Sílvia Alberto e de Pedro Fernandes é um velho conhecido dos portugueses e é, como bem sabemos, um valor seguro de audiências.
Quem resolve este drama na SIC, de segunda a sexta-feira, ao final da tarde? Ora bem, ‘Linha Aberta’, de Hernâni Carvalho, é visto por cerca de 500 mil espectadores, e estes números, fraquíssimos, são um dos entraves ao sucesso do ‘Jornal da Noite’. Só para se ter uma ideia, à mesma hora, a RTP1, com ‘O Preço Certo’, tem mais 200 mil, e a TVI, com ‘Apanha se Puderes’, mais 400. Assim, de facto, é difícil a informação de Carnaxide ser líder no horário nobre. Mesmo com Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho a darem tudo, eles que conseguem recuperar o dobro do público durante as notícias.