Catálogo musical dos Queen vai ser vendido por valor recorde de mais de mil milhões de euros
A banda do eterno Freddie Mercury irá arrecadar soma exorbitante com transação dos direitos, que atualmente pertencem à Disney Music Group.
O catálogo musical completo dos Queen vai ser vendido por uma quantia superior a mil milhões de euros. O conjunto britânico, liderado por Freddie Mercury até à sua morte em 1991, irá assim bater o recorde atualmente detido por Bruce Springsteen, que em dezembro de 2021 transacionou o seu catálogo por 500 milhões de dólares, o equivalente a 467 milhões de euros.
O rol de canções da banda, que celebra este ano o seu 50.º aniversário do seu primeiro álbum, pertence atualmente à Disney Music Group, que está a negociar com várias empresas de música, entre elas a Universal Music Group, a venda deste ativo muito valioso, que inclui temas como ‘We Will Rock You’, ‘We Are the Champions’ ou ‘Bohemian Rhapsody’, de acordo com a 'Music Business Worldwide'.
As negociações já estão bem encaminhadas, segundo declarações de uma fonte próxima da indústria à CNN, que acrescentou que a operação poderá ficar concluída "dentro de um mês".
A dificultar o negócio, está o facto de os direitos para o catálogo dos Queen, fora do território dos Estados Unidos e Canadá, pertencerem à Queen Productions Ltd., que é detida pelos membros vivos da banda - o guitarrista Brian May, o baterista Roger Taylor e o baixista John Deacon - e pelos herdeiros de Freddie Mercury.