Problemas no sono? Confira aqui 6 alimentos que poderão ajudar
Se sofre com insónias, veja o que pode ingerir para melhorar a qualidade do sono.
O sono é um elemento crucial do quotidiano para que possamos viver o quotidiano de forma ativa e produtiva, ajudando o corpo a recarregar baterias após o cansaço acumulado durante o dia.
No entanto, nem todos conseguem manter uma qualidade de sono ideal, sofrendo de insónias ou acordando durante a noite, refletindo-se isso no humor no dia seguinte.
Os alimentos podem contribuir para amenizar os problemas de noite através dos seus nutrientes, com efeitos positivos nas rotinas relativas ao sono. Conheça aqui seis desses exemplos:
1. Banana
A banana contém magnésio, um nutriente que contribui para regular o ciclo circadiano – o mecanismo que rege o organismo como um relógio mantendo rotinas de sono apropriadas – assim como potássio, que auxilia a reduzir possíveis cãibras durante a noite.
2. Cereja
As cerejas, particularmente a variedade azeda, ajudam ao sono através da elevada concentração de melatonina, não só por também contribuir para um ciclo circadiano apropriado, mas também pelo seu efeito antioxidante. Estas podem ser consumidas igualmente na forma de sumo, que mantém estes nutrientes.
3. Quivi
Os quivis são ricos em serotonina e antioxidantes, tendo um estudo do Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition concluído que o consumo deste fruto conduziu a um acréscimo acima de 10% nas horas de sono, por ser uma fonte de serotonina e ácido fólico, duas características que são úteis neste capítulo.
4. Leite
Beber um copo de leite antes de adormecer pode contribuir para um sono mais estável. Isto porque o leite contém triptofano, que, tal como a serotonina, contribui para diminuir as alterações de sono. De forma análoga, o cálcio é um nutriente útil para a regulação de serotonina.
5. Frutos secos
As nozes e as amêndoas providenciam magnésio e triptofano, dois nutrientes que, como já mencionado anteriormente, ajudam a manter um sono saudável.
6. Chá de camomila
A camomila possui um antioxidante denominado de apigenina, que, de acordo com a ‘Healthline’, está conectado com recetores no cérebro que diminuem a ansiedade, os mesmos recetores que são ativados, por exemplo, pelas benzodiazepinas, presentes em medicamentos contra a ansiedade, segundo um artigo da ‘Insider’. Contudo, há que ter atenção que a camomila, ao invés de outros exemplos vistos nesta lista, poderá não contribuir para a qualidade do sono durante a noite, sendo mais pertinente para ajudar o corpo a adormecer.