- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Dia internacional da Felicidade

Faça do seu filho uma criança feliz

Siga os 7 sábios conselhos da neuropsicóloga Carina Lobato Faria e eduque o seu filho para a felicidade.
Por Inês Neves | 13 de março de 2017 às 11:00
Foto: Flash

"Quero que o meu filho seja saudável e feliz". Provavelmente já disse esta frase várias vezes e já a ouviu da boca de outros pais. É o maior desejo de qualquer mãe e pai. E nós queremos ajudá-lo, a si.

Para tal, falámos com a neuropsicóloga Carina Lobato Faria que reuniu 7 conselhos para que a tarefa de educar uma criança feliz não seja um bicho-de-sete-cabeças.

pub

"Não existem estratégias perfeitas para educar uma criança feliz. Cada criança é um pequeno universo de vontades e interesses, de capacidades e fragilidades", começa por dizer a médica.

"No entanto, a psicologia reconhece algumas competências base na personalidade do ser humano, que muito provavelmente irão contribuir para que ele se possa sentir um ser feliz, com saúde mental, e capaz de viver de forma adequada a sua vida, consigo próprio e com os outros", explica.

"Olhando de fora, até pode parecer que algumas pessoas já nasceram felizes, mas desenganem-se. Em algum momento, alguém, lhes ensinou muitas se não todas estas competências", remata.

pub

Quer saber como? Ora veja.

1- ENSINE AO SEU FILHO A PERSISTÊNCIA E O OPTIMISMO

A felicidade não é uma meta, é um caminho, e para que o percorramos, diante de todos os obstáculos que a vida nos vai dando, é necessário que alguém nos tenha ensinado, e connosco ensaiado a persistência. Tentar, tentar mesmo depois de não ter conseguido, tentar com o vigor de quem acredita que no fim irá conseguir. Assim se percorre o caminho.

2 - ENSINE AO SEU FILHO QUE O ERRO FAZ PARTE

pub

Passamos a vida a evitar errar na expetativa de que, quanto menos errarmos mais bem-sucedida será a nossa vida. O erro é a melhor oportunidade da aprendizagem, logo, o nosso bem mais valioso.

3 - ENSINE AO SEU FILHO A GENTILEZA

Num mundo frenético de evolução tecnológica, as competências cognitivas puras, saber muitas coisas ao mesmo tempo, já não tem assim tanta importância quanto isso. A informação está largamente disponível à distância de um click, basta para isso saber procurá-la. No entanto, o que nunca qualquer tecnologia será capaz de ensinar, é a poderosíssima força da gentileza. A gentileza move montanhas, e trás consigo uma satisfação e gratificação que dificilmente algum titulo académico poderá dar.

4 - ENSINE AO SEU FILHO A DIFICULDADE

Sentimos pelos nossos filhos um afeto que protege, que cuida, que preserva. Esse afeto dificulta, na maior parte das vezes, a possibilidade de ensaiarmos com os nossos filhos as dificuldades. Não nascemos preparados para ouvir um não. A frustração e a zanga, essas sim nossas companheiras de nascimento, tratam de nos mostrar que o não é difícil e algo a evitar. Sermos capazes de aceitar as birrar e as frustrações dos nossos filhos, como os seus maiores aliados para estruturar o seu cérebro para as dificuldades da vida, é talvez a maior dádiva que lhes podemos dar. É difícil claro, mas pensem que, vivenciar o difícil no vosso colo, lhes será muito mais prazeroso do que o vivenciar na vida mais à frente.

pub

5 - ENSINE AO SEU FILHO A ASSERTIVIDADE

Capacidade de dizer ao outro o que nos incomoda, o que não gostamos, com o qual não concordamos, sem com isso criar um conflito – é com toda a certeza uma poderosíssima arma para lutar pela sua felicidade. As relações humanas não se fazem apenas de encontros, mas fazem-se, e sobretudo fortalecem-se, nos desencontros superados. Ensinar ao seu filho a assertividade é ensiná-lo a protegê-lo de relações negativas e violentas. É dar-lhe a capacidade de pensar por ele, de poder ser diferente e mesmo assim aceite. É dar-lhe a possibilidade de dizer que não, de escolher outro caminho.

5 - ENSINE AO SEU FILHO A ASSERTIVIDADE

6 - ENSINE AO SEU FILHO A ARTE DE PARAR, OLHAR E ESCUTAR

É verdade que na nossa vida muita coisa acontece muito rápido, assim tem de ser e assim será. Mas encontre momentos de vazio e preencha-os com o prazer de olhar e escutar. Olhar e escrutar permite à criança se espantar com as coisas do mundo, e uma criança espantada é uma criança curiosa. Uma criança curiosa é invariavelmente uma criança inteligente, uma criança que pergunta e que procura respostas. E como elas conseguem ser persistentes com os seus "porquês".

pub

7 - NÃO ENSINE, MOSTRE. MOSTRE AO SEU FILHO QUE É ALGUÉM FELIZ

A criança aprende nas entrelinhas do dia-a-dia. Sem que consigamos perceber onde foi ela buscar aquilo, lá está ela a repetir algo que dissemos ou fizemos. Nós somos os moldes que moldam a sua personalidade, a forma como vêm o mundo e como o entendam. "Pais feliz educam crianças felizes", não é uma máxima, é uma realidade.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub