As imagens de consternação mas também de serenidade na derradeira despedida a Francisco Pinto Balsemão
Com a família na primeira linha, as despedidas a Francisco Pinto Balsemão contaram com as presenças de Presidentes, primeiro-ministro, líderes políticos, gente da cultura e muitos amigos.O empresário e político morreu na terça-feira, 21 de outubro, aos 88 anos de idade. O velório decorreu no monumento nacional localizado em Belém, Lisboa, e reuniu muitas personalidades, da direita à esquerda do espetro político, mas também muitos jornalistas, apresentadores e gente da cultura, numa prova da figura transversal a toda a sociedade que era Francisco Pinto Balsemão.
A missa ficou agendada para as 13h00 desta quinta-feira, 23, no Mosteiro dos Jerónimos, e será celebrada pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa Emérito, D. Manuel Clemente. O fadista Camané interpretará o fado ‘Abandono’, gravado por Amália Rodrigues em 1962. A acompanhá-lo estará José Manuel Neto, na guitarra portuguesa. O funeral contará igualmente com o discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do filho e sucessor nos destinos do Grupo Impresa, Francisco Pedro Balsemão.
A mulher Mercedes Balsemão e a filha Joana proferiram algumas palavras em homenagem ao marido e pai. Os netos – são 13 ao todo – cantaram a 'Oração da Despedida'. A missa que teve lugar no Mosteiro dos Jerónimos teve uma aura emotiva mas também de grande serenidade, numa luta contra o sofrimento pelo qual a família está a passar.
Também o antigo Presidente Aníbal Cavaco Silva marcou presença na Missa de Corpo Presente, assim como outros políticos de diferentes quadrantes, como José Luís Carneiro ou Isaltino Morais.