Não ponha estes alimentos no microondas
É um dos eletrodomésticos mais usados no nosso dia a dia, mas atenção porque nem todos os alimentos podem ou devem ser lá cozinhados ou aquecidos.
A maioria das refeições é aquecida no micro-ondas. Mas, tenha muita atenção porque há alimentos que não devem ser aquecidos, cozinhados ou descongelados neste eletrodoméstico.
Há os que perdem nutrientes, os que podem pegar fogo ou até mesmo provocar uma intoxicação.
Veja quais são os proibidos.
BRÓCOLOSPerdem grande parte dos seus nutrientes se forem cozinhados em água dentro do microondas. Perdem 97% do seu benefício antioxidante, o efeito de grande parte das vitaminas desaparece.
MASSANão deve ser aquecida neste electrodoméstico. A textura altera-se, fica mais seca e pode perder algum sabor.
CARNENão é boa ideia descongelar a carne no microondas. O tempo que leva até descongelar é demasiado e faz com que fique cozida nas extremidades.
OVOSÉ um risco cozinhá-los neste electrodoméstico, uma vez que as altas temperaturas podem fazer com que rebentem. O mesmo pode acontecer com os pimentos, que podem mesmo pegar fogo ao micro-ondas
ARROZAqui é importante a forma como o guarda. Quando o arroz é deixado num recipiente a temperatura ambiente, os esporos multiplicam-se e podem provocar uma intoxicação alimentar. Ao voltar a aquecer o arroz, arrisca-se na mesma a ter uma intoxicação.
ESPINAFRES E OUTROS VEGETAISO European Food Information Council desaconselha o seu reaquecimento. Isto porque tanto os espinafres como outros vegetais com folhas têm elevados níveis de nitrato. Ainda que estes, em si, sejam inofensivos, o problema surge quando os nitratos são convertidos em nitritos e estes, por sua vez, em nitrosaminas. Isto pode afetar a capacidade da corrente sanguínea de transportar oxigénio. A situação complica-se no caso das crianças, uma vez que pode provocar problemas no coração dos bebés conhecido por ‘Blue Baby Syndrome’.