_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

A nova vida da infanta Sofia em Lisboa: vigiada por 10 seguranças, com um exigente calendário letivo mas liberdade para explorar a cidade

A viver em Benfica e a estudar no Chiado, a filha mais novas dos reis de Espanha anda de transportes públicos, dorme numa residência de estudantes e já andou a palmilhar a cidade ao lado dos colegas. Com mais liberdade do que quando vivia no País de Gales, preocupa os pais Felipe VI e Letizia, que estão a uma curta distância de avião da filha e têm sempre à mão o telemóvel do presidente Marcelo para algum SOS de emergência.
Por Rute Lourenço | 15 de setembro de 2025 às 20:10
Infanta Sofia explora Lisboa com segurança e independência para estudar no Chiado Foto: Flash

Ainda não começou as aulas, mas já está em Lisboa para tomar o pulso à cidade que lhe servirá de casa nos próximos tempos, explorar as ruas que em breve lhe irão começar a ser familiares, os transportes que irá apanhar para a universidade, e familiarizar-se também com os seus novos colegas. A filha mais nova dos reis de Espanha, Sofia, de 18 anos, vai iniciar, dentro de uma semana, o curso de Ciência Política e Relações Internacionais, no prestigiado Foward College, no coração do Chiado, mas fora os 18500 euros anuais que pagará na instituição de ensino, e que não estará ao alcance de todos, em Lisboa será mais uma miúda da sua idade a viver os primeiros e entusiasmantes tempos de faculdade.

pub

Sem direito a todas as mordomias e deferências de uma herdeira ao trono, como acontece com a irmã, Leonor, que está a seguir uma formação militar, que um dia lhe permitirá ser rainha, mas ainda assim com segurança apertada, a infanta Sofia tenta mover-se por Lisboa como qualquer outra jovem da sua idade, com uma liberdade que ela própria não está habituada a ter, uma vez que concluiu o ensino médio no País de Gales em regime de internato.

Infanta Sofia explora Lisboa com segurança reforçada e inicia curso no Chiado Flash
Infanta Sofia explora Lisboa antes de iniciar curso universitário Flash
Infanta Sofia explora Lisboa com liberdade e segurança reforçada Flash
Infanta Sofia inicia curso em Lisboa com colegas e segurança reforçada Flash
Infanta Sofia explora Lisboa antes de iniciar curso no Foward College Flash
Infanta Sofia explora Lisboa: residência em Benfica, aulas no Chiado e segurança reforçada Flash

Questões que preocupam, naturalmente, uma mãe ciosa como Letizia, mas não impedem Sofia de viver a sua nova vida. E foi isso mesmo que a Casa Real fez questão de mostrar através da sequência de fotografias que partilhou e que revelam como a jovem monarca está a desfrutar da cidade com muitos passeios, principalmente a alguns dos locais mais emblemáticos da capital, como é o caso do Mosteiro dos Jerónimos, miradouro da Graça ou apenas palmilhar as ruas da baixa lisboeta, repletas de história, bem perto do local que há duas semanas se transformou num cenário de horror, com a tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória.

pub

Sofia mostra também que em Lisboa se move como qualquer jovem universitário e nos primeiros dias da cidade foi fotografada junto ao Centro comercial Colombo, numa das paragens mais concorridas de autocarros, e que permite a ligação com vários pontos da cidade. De jeans e camisola descontraída, o seu estilo é também muito casual, não chamando a atenção nesta nova etapa e ao contrário daquilo que acontece nos atos oficiais.

Se é no Chiado que Leonor passará grande parte do tempo, no Foward College, para as suas aulas diárias, o tempo livre será vivido na outra ponta da cidade, em Benfica, numa residência de estudantes em regime semi-aberto, o que levanta questões de segurança para a infanta que, ao contrário do que acontecia no País de Gales, aqui não tem quaisquer muros a vedá-la do exterior, numa decisão tomada pela própria, mas que foi muito ponderada pela família real, que terá chegado à conclusão de que não poderia isolar Sofia do mundo e que esta teria de poder viver a sua vida nos seus próprios termos. Ainda que esteja sujeita, como elemento da coroa, a apertadas normas de segurança, sendo que, de acordo com o 'Observador' só no dia de apresentação letiva estava acompanhada por uma equipa de dez seguranças, que a vigiavam à distância. "

pub

"Trata-se de uma equipa de cerca de 10 pessoas, agentes espanhóis na sua maioria, vindos especialmente de Madrid", descreveu a publicação, não se sabendo ao certo se esse número de seguranças será ajustado conforme as necessidades e adaptação de Sofia à vida de estudante em Lisboa.

pub

Além de toda a segurança, a estreita ligação dos reis com Portugal e a boa relação com Marcelo Rebelo de Sousa fazem com que Letizia e Felipe consigam descontrair um pouco mais, bem como a proximidade física que, ao contrário do que acontecia com Leonor quando esta se encontrava em alto-mar, faz com que os monarcas consigam acionar mecanismos de emergência e resolver mais facilmente qualquer problema que surja.

UMA EXIGENTE JORNADA ACADÉMICA

No dia a dia, a infanta não terá, no entanto, muito tempo para desfrutar dos prazeres de Lisboa, uma vez que passará a maior parte do tempo no centro universitário, que tem um grau de exigência muito forte. Num ensino muito individualizado, os grupos são compostos por apenas 15 alunos, sendo que a multiculturalidade é a chave, com a universidade a receber pessoas de 40 nacionalidades. 

pub
Residência de estudantes em Benfica, onde Princesa Sofia vai estudar Flash
Residência de estudantes em Benfica, onde a princesa Sofia vai morar Flash
Princesa Sofia inicia estudos em Lisboa, numa residência em Benfica Flash
Residência de estudantes em Benfica recebe Princesa Sofia Flash
Princesa Sofia prepara-se para viver numa residência em Benfica, Lisboa Flash
Princesa Sofia inicia estudos em Benfica, com apoio da rainha Letizia Flash

A jornada letiva inicia-se pelas 9 horas da manhã e será feita em três línguas: português, francês e alemão.

Finalizado o período de aulas, Sofia ruma a Benfica, onde se localiza a sua residência que, apesar de não ser num condomínio fechado, tem segurança 24 horas por dia e não permite a permanência de convidados para o período da noite. As habitações contam com quarto, cozinha, casa de banho e uma pequena área de lazer e o preço ronda os 700 euros mensais.

pub

Saber mais sobre

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub