_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

De amigos a rivais. Como a relação entre Nuno Gomes e Rui Costa se deteriorou com rumores de cena feia no camarote presidencial

Jogaram juntos no Benfica e na seleção nacional, partilharam o balneário e uma amizade, que tem sido posta à prova nos últimos tempos, principalmente desde que Nuno Gomes se posicionou ao lado de Noronha Lopes na corrida eleitoral. Em entrevista ao NOW, o antigo jogador encarnado esclareceu finalmente o conflito e também os rumores de que teria sido expulso por Rui Costa do camarote presidencial.
Por Rute Lourenço | 03 de novembro de 2025 às 20:21
Rui Costa e Nuno Gomes, ex-colegas no Benfica, agora em lados opostos Foto: Flash

Nuno Gomes e Rui Costa têm quatro anos de diferença, fazem parte da mesma geração de futebolistas e chegaram a partilhar, durante duas épocas, o balneário do Benfica e num período mais amplo o da Seleção Nacional. A amizade foi, por isso, crescendo, alicerçada no facto de terem um amor comum: a equipa da Luz. Mesmo depois de pendurarem as chuteiras, continuaram a ser ambos muito presentes na vida dos encarnados e, durante a direção de Luís Filipe Vieira, Nuno Gomes ainda assumiu o cargo de assessor para a área internacional, tendo saído antes de Rui Costa se tornar presidente, em 2021.

Continuaram, então, sempre próximos, com Nuno Gomes a receber convites para integrar o camarote presidencial da Luz, em sinal de cortesia, numa situação que se alterou nos últimos tempos, quando foi anunciado que o ex-futebolista seria vice-presidente para o futebol na candidatura de João Noronha Lopes, e passaria a ser, também, administrador da SAD, afirmando-se, assim, como o principal braço-direito do opositor número 1 de Rui Costa. Ainda assim, o ex-futebolista manteve-se quase sempre na sombra, até ter sido de entendimento comum que Nuno Gomes, um rosto querido dos encarnados, poderia ser um trunfo, pelo que nos últimos dias passou a dar muito mais a cara pela candidatura de Noronha, acabando por fazer frente ao amiga.

pub

A grande entrevista foi concedida, no último domingo, dia 2 de novembro, ao 'Record na Hora', do NOW, com Nuno Gomes a abordar vários pontos-chave do programa de Noronha Lopes, mas também a sua relação com Rui Costa, que já viveu melhores dias. Apesar da distância que mantêm, o antigo craque da Luz fez questão de esclarecer os rumores recentes, que circularam pelas redes sociais, que davam conta de que o presidente o teria mandado expulsar do camarote presidencial durante um jogo do Benfica.

pub

"Corria o rumor de que fui expulso do camarote presidencial por Rui Costa. Totalmente mentira, não sei com que intuito lançaram essa notícia para as redes sociais. Muita gente a ligar-me, até do Benfica, a perguntar se se tinha passado algo. Mas não se passou rigorosamente nada. Continuo a ser convidado. Não diretamente pelo Rui, mas pelo seu chefe de gabinete. Não tenho ido, porque acho de bom tom, fruto do que têm sido os últimos tempos, proteger um pouco a situação. A mim, ao Rui, até a algumas pessoas que possam estranhar", fez saber, acrescentando que não passou a ser inimigo de Rui Costa, mas que face às atuais circunstâncias, os dois assumiriam a distância necessária.

nuno gomes Flash
Flash
nuno gomes Flash

"Não, não temos falado. Não gostava de explorar essa situação porque o Rui não está presente. Nunca o vou atacar. Uma coisa é o que construímos juntos enquanto colegas de equipa e amigos – até porque o considero amigo, como é óbvio –, e outra coisa é estarmos a falar de um ponto mais alto que se levanta, que é o nosso Benfica. O Benfica é de todos e é legítimo da minha parte poder acreditar que eu, juntamente com a equipa que reunimos, somos capazes de fazer melhor. Não tem nada a ver com o Rui Costa pessoa, tem a ver com relações institucionais. Já há algum tempo que não falamos. Iniciativa de quem? Não quero entrar por aí. Acho que não é de bom tom estar a falar de uma pessoa que não está presente", disse, tentando afastar o mal-estar que se instalou por força das circunstâncias.

pub

Talvez devido à ligação que no passado manteve com Rui Costa, Nuno Gomes tenha optado sempre por um discurso politicamente correto em relação ao antigo colega, sendo que em todas as críticas que lhe dirige, opta por nunca o atacar diretamemte. "O clube tem repetido muito o que acontece. Há falta de planeamento. Também está relacionado com a rotação de treinadores nos últimos quatro anos e com a estabilidade de um treinador no cargo. O scouting não está a ser trabalhado da melhor forma. Queremos que em todos os departamentos haja uma palavra a dizer, um trabalho integrado de todos os diretores, como o diretor-geral [Pedro Ferreira], diretor-desportivo [Tomás Amaral] e diretor de scouting, que será novo e será conhecido, provavelmente, só depois das eleições. Haverá um departamento com outro olhar, ligado à área de data analytics, que ajudará a fundamentar as nossas decisões", é apenas um dos exemplos.

Rui Costa vota junto dos sócios. Flash
Luís Filipe Vieira e Rui Costa Flash
pub

No entanto, é inegável o distanciamento que pauta a relação entre os dois numa altura em que o sucesso de um implica, diretamente, uma mudança de rumo no outro, quando o Benfica se prepara para a segunda volta das eleições, marcada para dia 8 de novembro.

Saber mais sobre

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub