Suas altezas reais
Esta semana fazemos vénia a quem merece, a quem está nos nossos corações. Ouvimos confissões e contamos escândalos. Tememos pelo que pode vir por aí e recordamos o que se perdeu na bruma da História. Ah, e rimos muito, como não acontecia há muito tempo. Venha daí, este é o seu magazine semanal da FLASH!, ainda no calor de agosto.
Hoje falamos da nossa realeza. Não na forma real do termo. Antes das cabeças que fomos coroando ao longo da vidas e nos habitámos a olhar como especiais. Os reis e rainhas estão "ali" só "porque sim". Porque de alguma forma mereceram o posto - não nasceram com ele mas cresceram para ele.
Neste números temos vários tipos de rei: o da música, os do verão, os da comédia agora homenageamos, o do futebol, a de uma causa maior. Temos ainda os "vizinhos" do rei da democracia e os verdadeiros - os que fazem parte das casas reais, mas cujo papel anda a ser mais discutido do que nunca. Reis sem coroa. Mas com pose. Venha conhecê-los melhor.
The Mag, by FLASH! n.º 5
Suas altezas reis
1. Podemos dar as voltas que quisermos mas o rei da música portuguesa, da canção, aquele que tem a legião de fãs a seus pés fazendo vénia ontem, hoje, sempre, nos palcos, na televisão, tem nome: Marco Paulo. É com ele que estamos esta semana, numa conversa emotiva, real, onde nada fica por dizer ou recordar. A Célia Esteves visitou a casa do artista que, por duas vezes, já viu a morte de perto. Numa entrevista plena confissões, Marco Paulo fala de tudo: do medo da morte, da dor que ficou com a TVI, de não ter compreendido as críticas, do amor pelo filho que não é de sangue, da devoção sem igual a Nossa Senhora e dos milagres que ela já lhe concedeu. Os vídeos têm a assinatura da Statement e as fotografias são da Liliana Pereira.
2. Como viver agosto em pleno sem pensar nos reis dos palcos. Este ano não há (quase) espetaculos mas aqueles que fazem a festa país fora não baixam os braços. O Hugo Alves conversou com Toy, Ruth Marlene, Rosinha, Sérgio Rossi entre outros e ficou a saber como está a ser o segundo verão sem o calor do público. E como todos tiveram de se reinventar para enfrentar os meses mais complicados, sem fontes de rendimento.
3. Rumores de divórcio, um exílio dourado forçado, outro exílio dourado com cara de fuga, prisão, a companhia de bruxas... não há nada que não aconteça nesta série em capítulos e várias temporadas que é a vida das figuras coroadas na Europa. Inglaterra, Espanha, Mónaco deixam os cabelos em pé a quem "manda" e a alegria de quem acompanha os episódios, sempre cheios de emoções fortes e muitas surpresas. A realidade supera sempre a fição, não é? Mesmo quando os protagonistas são príncipes e princesas.
4. Lembra-se de Malala. A menina virou mulher. E o Afeganistão um lugar ainda menos recomendável do que no tempo em que ela própria sofreu às mãos dos Talibã. Numa longa matéria, a Amarilis Borges recorda o que foi aquele país nos anos 60, pátria de alegria e oportunidades para as mulheres, e no que se transformou. Um retrato a três tempos que deixa preocupação e muitas interrogações.
5. "Deixem-me em paz" gritou o rei Cristiano Ronaldo esta semana, pedindo silêncio sobre o seu futuro próximo nas quatro linhas. Vai para o Paris Saint Germain juntar-se a Messi e Neymar? Regressa à sua casa, Real Madrid? Tem uma proposta do Manchester United? Não vai para lado nenhum e fica como está, em Itália? E aquele "shiuuuuu" seria também para Georgina que ainda ajudou a por "lenha na fogueira" nos "mentideros" do futebol? O Afonso Coelho desconstoi tudo e explica de onde veio, afinal, tanto barulho... para nada.
6. O nome Henrique Dias diz-lhe algo? É guionista. Então e se lhe disser que foi marido de Teresa Guilherme, o rosto já lhe é familiar? Bem me parecia... Pois é: Henrique é um dos autores de 'Pôr do Sol', a novela (que de novela nada tem) da RTP que está a enlouquecer as redes sociais, a criar memes e fazer Portugal rir no sofá de casa. O Hugo Alves falou com Henrique sobre este sucesso repentino que presta homenagem aos dois grandes reis da comédia 'non-sense' na televisão portuguesa: Herman José e Nicolau Breyner.
7. Em Belém, em frente ao palácio de Marcelo Rebelo de Sousa "reina", nasceu 'O Frade', um restaurante pequeno, sexy e cheio de personalidade. Carlos Afonso é o responsável pelo espaço e a estrela do 'Sim, Chef!' de hoje. O João Garcia esteve lá e rendeu-se às novidades, à garrafeira e conta tudo aqui.
Bom fim de semana, boa leitura.
Para a semana há mais The Mag para si.