- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Vingança... de quem? O acerto de contas dos britânicos com Meghan Markle numa história que faz dela a bruxa da Disney

Os pais fumavam canabis, ela conquistou Harry a pensar em si própria, tudo o que faz é premeditado e serve um objetivo... O polémico livro 'Vingança', de Tom Bower, chega terça-feira às livrarias portuguesas e, ao contrário do que diz a capa, não é sobre "Meghan, Harry e a Guerra dos Winsor". É sobre ela, ponto. Maquiavélica, obsessiva, premeditada... enfim, uma bruxa do cinema. Porquê? Venha daí e tire as suas próprias conclusões.
Por Luísa Jeremias | 01 de dezembro de 2022 às 23:00
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
meghan, harry, casamento real Flash
Flash
Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
casamento real Flash
Flash
casamento real Flash
Flash

Para quem não tenha percebido a dimensão do título 'Vingança', as explicações sobre as 550 páginas que se seguem chegam logo no prefácio do mesmo. "Meghan não expressava qualquer arrependimento ou receios agoirentos quanto à sua vida. Pelo contrário, estava entusiasmada. Havia anos que o seu destino era distinguir-se dos demais. Repetidamente frustrada depois de deixar a faculdade, o fracasso nunca a demovera. Agora a sua tenacidade fora recompensada. O seu golpe de sorte, milagrosamente, tinha-se materializado. Casar com um príncipe inglês era um prémio inesperado para alguém que procurava o Sonho Americano, de se erguer da obscuridade, para uma prosperidade respeitável". Estamos entendidos: este não é um livro sobre a relação de Meghan Markle com a família real real britânia. É sobre, Meghan, "the bitch". Simples. 

pub

Ao longo de 43 capítulos, o autor relata episódios marcantes de Meghan Markle em várias fases: antes do casamento - leia-se, família, vida na América, sonho e chegada a Hollywood - encontro com Harry e início do namoro, apresentação ao povo britânico e expetativas, casamento de conto de fadas e primeiros tempos... E depois: enfado da vida "de princesa", mudança de comportamento e deslumbre com as luzes, influência sobre Harry, conflito com a família real britânica e o passo em frente de querer trocar Inglaterra pelos Estados Unidos e arrastar Harry consigo. Finalmente: nascimento dos filhos, vida nos Estados Unidos, sonho e derrocada com projetos gorados, a entrevista a Oprah e o "divórcio" inevitável da família real - baptizada por Meghan de 'A Firma' (nome que, diga-se, podia ser de uma série de ficção com uma protagonista bem real). 

Ao longo destes capítulos o perfil da que se tornou mulher do príncipe Harry e o "separou" da família - como o livro deixa claro - fica traçado, como se tudo, desde o primeiro momento, estivesse previsto como um plano pensado ao detalhe. 

pub

Pode até parecer o enredo de uma sétima ou oitava temporada de 'The Crown', mas é de vida real que se trata, espelhada em livro. A verdade é que, preconceitos à parte, a história de Meghan dá um filme e isso fica bem claro em 'Vingança'. O livro, com a chancela da Casa das Letras, foi lançado no início deste verão, mas só agora chega a Portugal, pronto para fazer as delícias dos amantes de uma boa trama palaciana.

Quando surgiu nos escaparates das livrarias britânicas, a obra fez correr tinta na imprensa e nos 'mentideros' televisivos que argumentam sobre os temas de sociedade. Afinal, o autor assumia que Meghan só tinha casado "por interesse" e que o sonho da americana era chegar a presidente do país que a vira nascer. As entrevistas sucederam-se, o diz que diz também, e o livro fazia uma "carreira" invejável nas lojas, chamando as atenções e vendendo que nem ginjas. 

Mas o que distingue esta obra das demais? O que levou Tom Bower a este "acerto de contas" com a mulher roubou o príncipe Harry ao seu país e àquilo que se julgava ser o papel deste na coroa?

pub

'Vingança' é um livro para apaixonados pela coroa que vai "irritar" os defensores de Meghan. Por exemplo, a família da americana e a educação da jovem Meghan têm um papel determinante na obra ao serem apresentados, mesmo que isto não seja dito literalmente, como definidores de caráter da futura duquesa. Thomas Markle, o pai, é personagem principal na primeira parte da história. É ele quem cria a filha - quando a mãe passa a viver meses fora de casa - é ele quem puxa a filha para a televisão - já que participa em séries como 'General Hospital' - e a incentiva a tentar a sua sorte. É também ele que fuma canabis na cozinha com a mulher...  

pub

As questões de raça, a admiração por Diana Spencer e pelo casamento de conto de fadas da princesa de Gales com Carlos ficam também bem espelhados no crescimento da jovem Meghan e da sua ânsia de fama e aplausos. Só depois vem o resto, como consequência e aproveitamento do papel pelo qual lutou e que lhe foi proporcionado. E que não quis, de acordo com o descrito pelo autor, que parasse de crescer. É assim que Bower explica a "ambição de Meghan" - ou o "plano", palavra que usa amiúde para descrever as ações da antiga duquesa -  em ser "influencer", por exemplo. 

Assim, após uma primeira parte que traça -de acordo com as pistas que o autor dá - o carater de Meghan, chegam enfim as descrições pormenorizadas (e um pouco romatizadas) dos episódios já conhecidos do grande público: as discussões, o dia em que Meghan fez Kate chorar, as viagens com Archie (e as viagens que recusou fazer), a entrevista a Ophra, a guerra de irmãos... Portanto, se estiver pre-disposto a pensar que "esta mulher não vale mesmo nada", esta é a obra a ler neste Natal. Se, pelo contrário, olhar Meghan como uma valentona, esqueça: o melhor é procurar no YouTube a entrevista polémica, chorar com Meghan e repetir, "ninguém merece uma família destas". E esperar pela nova temporada de 'The Crown' que já poderá ter esta nova personagem entre os convivas. Aceitam-se apostas se será Meghan a fazer dela própria. Afinal, a produção é Netflix, a "sua casa". 

pub
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub