'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

Mario Vargas Llosa: da paixão ardente por Isabel Preysler ao grande amor por Patrícia, a prima que se tornou na mãe dos filhos e ao lado de quem passou os últimos tempos de vida

Prémio Nóbel morreu aos 89 anos rodeado dos filhos e da ex-mulher, de quem se aproximou nos últimos anos, depois do explosivo romance com Isabel Preysler que acabou mal. Após o mediático namoro com a rainha das revistas de coração espanholas, Vargas Llosa regressou a Lima para recuperar aquele que sempre foi o seu grande amor.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
14 de abril de 2025 às 13:30
Isabel Preysler, Mario Vargas Llosa; Patricia Llosa, Mario Vargas Llosa;
Isabel Preysler, Mario Vargas Llosa; Patricia Llosa, Mario Vargas Llosa;

A notícia da morte de Mario Vargas Llosa, no último domingo, dia 13, apanhou o mundo de surpresa. Ainda há umas semanas, tínhamos visto o icónico escritor celebrar os seus 89 anos junto à família na sua terra natal, em Lima, para onde tinha regressado em 2022, e o seu último romance, 'Dedico-lhe o meu silêncio', lançado no ano passado, mostrava uma atividade intelectual que não levava a crer que pudesse estar perto dos seus últimos dias.

"A sua morte entristecerá os seus familiares, amigos e leitores em todo o mundo, mas espero que encontrem consolo, como nós, no facto de ele ter gozado uma vida longa e frutífera, e deixa-nos a sua obra, que sobreviverá", escreveu na rede social X um dos três filhos, Alvaro, que pediu recato nesta fase, e não adiantou as causas da morte do pai, aos 89 anos.

Alvaro é um dos três filhos deixados pelo escritor, fruto do casamento de 50 anos com Patrícia, e que tanto deu que falar. O início foi turbulento. Estava casado com a primeira mulher Julia Urquidi quando começou o affair com Patrícia, que não só era menor como sua prima. Os dois lutariam, no entanto, por assumir um romance que deu lugar a um casamento e do qual nasceriam os três filhos do escritor. 

Patrícia era mais do que o sonho de Vargas Llosa, o amor, a mulher e a mãe dos filhos. Trabalhavam muitas vezes lado a lado com a companheira a ser a primeira leitora das suas obras, a revisora de serviço. Quem convivia com eles acharia que ficariam juntos por toda a vida, e no fundo talvez não se tenha enganado, só que com um interregno pelo meio.

O ROMANCE MEDIÁTICO COM ISABEL PREYSLER

A separação acontecia precisamente pouco depois de terem celebrado as bodas de ouro, 50 anos de união. A história que se conta é que ele tinha acabado de se divorciar quando coincidiu com Isabel Preysler em Inglaterra que, curiosamente, também estava a viver o mesmo processo com o terceiro marido. E enquanto desfrutavam de uma visita aos corredores do Palácio de Buckingham, onde teriam a oportunidade de conhecer o príncipe Carlos, o amor nasceu.

Estávamos em 2015 e quem acompanhou a história de amor diz que o cupido foi certeiro. E durante oito anos o escritor e a ex-companheira da Julio Iglesias viveriam um dos romances mais mediáticos do país vizinho. Ultrapassados os constrangimentos iniciais, deixaram de se esconder, foram juntos lado a lado a festas, eventos sociais, lançamentos de livros e quando se assinalaram 10 anos de ter recebido o Prémio Nobel, Vargas Lllosa brindou Isabel com palavras especiais, que espelhavam a força daquilo que estava a viver. "Quero agradecer à Isabel, a sua companhia, a sua presença, estes anos maravilhoso que me fez passar ao seu lado e que renovaram em muito esta minha vocação. Acho que é a melhor coisa que me aconteceu na vida", elogiou.

O romance parecia pegado e quando todos esperavam que fosse selado com um pedido de casamento, o casal separou-se de forma surpreendente com fontes a darem conta que os mundos demasiado diferentes dos dois se tornaram, a dada altura, incompatíveis.

Em 2022, o amor terminava e Vargas Llosa e com grande polémica à mistura. Num texto, o Prémio Nobel acabaria por brindar a 'ex' com a derradeira humilhação, afirmando que o que tiveram não foi amor de verdade. "Nunca a quis [em espanhol tem o sentido de amar]. Foi um enamoramento violento e passageiro, uma dessas loucuras que reinventam uma vida", escreveu o escritor peruano num texto que tem por título 'Los Vientos'.

Com o fim do romance, o escritor deixava Espanha. Era tempo de regressar ao Peru, o seu país inspirador de tantas narrativas, de estar mais tempo com os filhos e também com Patrícia. Nunca se soube ao certo se os dois reataram a relação amorosa, mas em 2023 a imprensa espanhola dava conta de uma reaproximação. "Não sei se descreveríamos como uma reconciliação ou não, mas é certo que estão a passar muito tempo juntos desde que acabou a relação com Isabel Preysler", fez saber uma fonte próxima do Prémio Nobel ao 'El Pais'.

Se se reconciliaram no sentido mais romântico do termo ou apenas voltaram a ser parceiros, amigos, certo é que nos últimos aos de vida, Vargas Llosa procurou o seu amor de sempre, a mulher que o fez romper preconceitos para assumir o que sentia, e que foi sua companheira de vida até ao fim. Pelo meio, ficará para sempre marcado o palpitante romance com Isabel Preysler, uma mulher de um outro mundo, palpitante e explosiva, talvez o seu momento a fazer lembrar as 'Travessuras da Menina Má'. 


Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável