Chefs portugueses em alta! Do destaque mundial a José Avillez às novas aberturas que não vai querer perder
Chef português é um dos mais premiados e o restaurante Belcanto um dos seus queridinhos. É o único, no centro de Lisboa, com duas Estrelas Michelin. Mas há cada vez mais talentos a brilharem dentro e fora de Portugal.
É certo que a gastronomia portuguesa recebe nota de destaque um pouco por todo o Mundo e, cada vez mais, os nossos chefs começam a ver o seu talento reconhecido além fronteiras.
José Avillez é um dos profissionais que mais têm visto o seu nome brilhar fora de Portugal com a sua mão para a cozinha a ser elogiada aqui e ali. Desta vez, o reconhecimento vai para o restaurante Belcanto, que volta a figurar no ranking dos 50 melhores restaurantes do Mundo, sendo o único espaço português a constar da lista.
Esta é a quarta vez que este restaurante de José Avillez entra neste top 50, mas ao longo dos anos tem vindo a subir de posição, tendo agora conquistado a melhor de sempre, ficando em 25º lugar, o que quer dizer que o Belcanto é um dos 25 melhores restaurantes do planeta.
O ESPAÇO QUE JÁ TEM DUAS ESTRELAS MICHELIN
O Belcanto, bem no coração de Lisboa, no Largo de São Carlos, é um dos restaurantes que melhor define o talento de José Avillez. Palco de exeperiências e com pratos consagrados, o restaurante conta já com duas Estrelas Michelin.
O conceito do restaurante combina alguns sabores icónicos da gastronomia portuguesa com o talento de José Avillez, numa junção única, trabalhando o chef sempre com os melhores produtos, num conceito de luxo que soma adeptos dentro e fora de Portugal.
NOVOS ESPAÇOS E TENDÊNCIAS GASTRONÓMICAS
O talento dos chefs portugueses é cada vez mais reconhecido dentro e fora de Portugal. E são cada vez mais os profissionais que apostam na internacionalização no sentido de dar a conhecer o melhor da gastronomia lusa lá fora.
Foi a pensar nisso que o premiado chef Henrique Sá Pessoa abriur recentemente o seu primeiro restaurante em Londres, depois de já ter inaugurado espaços em Macau e São Paulo. No londrino Joia, já recebeu por exemplo, a visita do português João Félix.
No Brasil há espaço para os sabores de Vítor Sobral, com o seu popular Tasca da Esquina, em São Paulo, enquanto José Avillez, de quem aqui começámos por falar, tem ainda um restaurante aberto no Dubai.
Já o conhecido chef das celebridades, Olivier Costa, apostou na cidade do amor para triunfar, tendo aberto um restaurante japonês no coração da cidade luz. Em Portugal, deu também esta semana nas vistas por ter expandido o seu Yakuza para o Sheraton Cascais.