- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
WEEKEND foodie

Na rota dos sabores! 8 doces típicos de Portugal para comer onde melhor são feitos

Portugal tem forte tradição de doçaria regional, que merece ser apreciada nos sítios certos!
16 de agosto de 2023 às 23:35
Oves moles de Aveiro Foto: Flash

A gastronomia portuguesa ganha cada vez mais seguidores e, se entre os pratos principais, há vários a ganhar destaque além-fronteiras, os doces também não ficam atrás, com romarias a serem feitas para provar algumas das melhores iguarias confecionadas no nosso país. Se quer ficar a conhecer a origem e os melhores sabores da doçaria típica, então tem mesmo de os provar nos sítios históricos.

PASTÉIS DE BELÉM

pub

Repare que não dissemos pastéis de nata, porque há uma diferença entre este bolo e os famosos Pastéis de Belém. A receita é única e, apesar de recorrentemente tentar ser recriada, não há nenhuns iguais aos míticos, confecionados paredes meias com o Palácio de Belém. Começaram a ser vendidos em Belém corria o ano de 1837 e a sua fama rapidamente transpôs as fronteiras de Portugal, com a fábrica, em Belém, a ser alvo de uma autêntica romaria por parte dos turistas. 

TRAVESSEIROS E QUEIJADAS DE SINTRA

pub

Nos arredores da capital, na pacata vila de Sintra, é obrigatório provar os travesseiros e as queijadas, de preferência no local histórico da sua confeção, a Piriquita. A receita original dos travesseiros data da Segunda Guerra Mundial e hoje soma cada vez mais admiradores em todo o Mundo.

DOM RODRIGO

pub

Se está de passagem pelo Algarve, e ainda não provou esta pequena maravilha, está na hora de experimentar um Dom Rodrigo, uma receita típica com fios de ovos e sabor a canela, que é uma bomba calórica, mas uma igual explosão de sabores. Dizem que entre os melhores estão os da Pastelaria Gardy, em Faro.

Dom Rodrigo Foto: Flash

TORTA DE AZEITÃO

Se for a Azeitão, não deixe de comer as famosas tortas, cujo ingrediente-chave são as gemas de ovo. A Pastelaroa Sabores e Encantos de Azeitão,que fica em frente à adega José Maria da Fonseca, é especializada em doces típicos e regionais e diz que por lá se comem das melhores tortas.

pub
Torta de Azeitão Foto: Flash

OVOS MOLES DE AVEIRO

São dos doces mais famosos de Portugal e que consistem em ovos moles embalados em formas tão originais como peixes ou conchas. A mais antiga casa de ovos moles de Aveiro é a Confeitaria Peixinho, que está de portas abertas desde 1856, com a responsabilidade de manter a tradição desta doçaria.

pub

PAO DE LÓ DE OVAR

Ainda pelo distrito de Aveiro, é bem famoso o pão de ló de Ovar, que consiste num bolo tostado por fora e mal cozido por dentro, com a mistura dos ovos e do açúcar a formar um creme verdadeiramente tentador. Por Ovar, o que não faltam casas em que este bolo é maravilhosamente confecionado, mas diz-se que o melhor Pão de Ló pode ser comido na Pastelaria Flor do Vouga, em Águeda.

pub

BOLA DE BERLIM

Se é um apaixonado por Bolas de Berlim, saiba que estas são originárias de Viana do Castelo e que é lá que se fazem alguns dos melhores destes bolos. A Confeitaria Manuel Natário, que já conta com mais de 70 anos de história, orgulha-se de ser um dos ex-libris das Bolas de Berlim da região.

pub
Bolas de Berlim Foto: Flash

BOLO DE MEL 

É uma das receitas mais afamadas da Madeira.  É preparado no dia 8 de dezembro em honra de Nossa Senhora da Conceição, para ser servido no Natal. Confecionado à base do melhor mel e com inúmeras especiarias, tem a particularidade de se poder conservar durante um ano inteiro. Os mais conceituados são os da Fábrica de Santo António.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub