
Depois de mais de quatro décadas ao serviço da Marinha Portuguesa, há muito que o Barracuda chegou à idade de reforma, mas só agora foi concluído o processo de transformar este submarino em museu, pelo que já está de portas abertas aos mais curiosos, que podem agora ver por dentro este meio de transporte, que suscita tanta curiosa.
Atracado em Cacilhas, o Barracuda abriu, na sua nova fase, portas ao público no passado dia 9 de maio. Para marcar a inauguração, os responsáveis promoveram uma visita gratuita no último sábado, dia 11 de maio, e a partir de agora será possível visitá-lo regularmente de terça-feira a domingo, das 11h às 18h00.
O submarino encontra-se neste momento em doca seca, pelo que é possível apreciar a dimensão e magnitude do Barracuda, que quando estava em funcionamento podia descer até aos 300 metros de profundidade, tendo a capacidade de passar um mês submerso. Albergava uma tripulação até 54 pessoas, sendo que conta no seu interior com 35 camas, sendo que os horários de sono eram feitos por turnos.
A entrada já não se faz por escotilha, mas sim através de duas entradas laterais criadas propositadamente para o efeito para facilitar a circulação.