A preparar terreno! Rita Matias já disse que vai levar o seu próprio filho para o Parlamento e que ser mãe não a vai afastar da política
No primeiro dia da nova Legislatura, a deputada do Chega surgiu com um bebé ao colo, num momento que já tinha dito que protagonizaria quando for mãe.A deputada Rita Matias levou um bebé para a bancada do Chega no Parlamento, na última terça-feira, 3 de junho, no primeiro dia da nova legislatura. A eleita pelo partido de André Ventura partilhou imagens do momento das redes sociais, descrevendo-o como "o mais querido" da tomada de posse.
O momento dividiu opiniões, mas na verdade a deputada do Chega, de 26 anos de idade, já tinha ameaçado que o faria, ainda que a ideia fosse aquando do nascimento do seu próprio filho. Em conversa no podcast de Tiago Paiva, Rita Matias afirmou que se via com o bebé no Plenário quando tal se justificasse e que, apesar da linha mais Conservadora e por defender valores como a família tradicional, disse que dificilmente trocaria a carreira política pela maternidade.
"Reconheço que o papel político que tenho tem alguma importância, agora. E vejo outros exemplos de mulheres conservadoras, em que toda a família se envolve no projeto político e olha para isto como um espírito de missão. E por isso, quem está ao meu lado deve olhar para isto assim. E se não quiser, porta da rua é a serventia da casa. Se fosse mãe daqui a um ano gostava mesmo que este projeto fosse familiar, quer o filho quer a política, e que nos fôssemos complementando."
Nessa mesma conversa, a deputada do Chega admitiria também ter namorado – ainda que o mantenha longe dos holofotes – mas que não era fácil conjugar a relação com o ritmo frenético de trabalho.
"Tenho um ritmo de vida louco. Eu namoro e é desafiante, mas tento garantir que quanto estou fora do trabalho tento desligar um pouco do telemóvel, mas não é fácil. Vou tentando conciliar, vou tentando estar pelo menos durante a semana, fazer refeições em conjunto e ao fim-de-semana tento parar."