As aventuras dos nossos políticos em dia de eleições
O Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, os líderes dos principais partidos e os candidatos às câmaras. Veja onde os nossos políticos foram exercer o direito ao voto.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, compareu às 12:30 na sua mesa de voto, na na freguesia de Molares, Celorico de Basto, para exercer o seu direito e deicou um apelo aos portugueses.
"Pelo que eu percebi aqui, a abstenção está ao nível das últimas eleições autárquicas. Espero que diminua durante a tarde. Espero que se faça um esforço para travar a subida da abstenção. Nas últimas eleições locais houve uma subida, é uma tendência", afirmou.
Já o primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, vota no concelho Sintra, na sociedade recreativa de Fontanelas e Gouveia, São João das Lampas, e chegou ao local com a mulher, Fernanda Tadeu, por volta das 09:30 para darem o seu voto nestas eleições autárquicas.
"O apelo que tenho a fazer a todos é que participem neste ato eleitoral, para escolher quem preside às nossas juntas de freguesia, quem dirige os nossos municípios, as assembleias municipais, as câmaras", frisou o chefe do Governo.
Pedro Passos Coelho votou em Massamá, com a mulher, Laura Ferreira, onde residem há anos. Mas este ano teve de exercer o seu direito num local diferente, numa escola a cerca de 200 metros de distância daquela que costumava votar.
"Espero que [a afluência] seja melhor que o normal, porque, normalmente, já de há uns anos para cá, como sabem, as eleições autárquicas registam um nível de abstenção um pouco mais elevado e espero que isso possa não acontecer desta vez", disse o líder do PSD.
Assunção Cristas, líder do CDS-PP e candidata à Câmara de Lisboa, votou às 8:45 na Escola Secundária do Restelo.
"Aquilo que eu queria dizer nesta hora matutina é que muitas mulheres e muitos homens lutaram em Portugal e em todo o mundo para todos hoje podermos exercer o direito de voto", afirmou.
Mais de 9 milhões de eleitores podem votar este domingo nas eleições autárquicas para eleger os 308 presidentes de Câmaras Municipais e os presidentes das 308 Assembleias Municipais, bem como 3.091 presidentes das Juntas de Freguesia.
As mesas de voto vão funcionar até às 19:00.
Recorde-se que esta é a 12ª vez que os portugueses vão eleger os seus autarcas em 43 anos, desde o 25 de abril.