Ex-CEO da Galp estava separado há um ano, mas divórcio continua por assinar. A história do casamento milionário de Filipe Silva
Filipe Silva foi casado durante 30 anos com Maria Mendes de Almeida, descendente dos fundadores da Vista Alegre, numa união que representava a junção de duas famílias bem sucedidas e com história. Casamento ruiu há um ano... mas não oficialmente.
O caso é inédito em Portugal e levou a que o nome de Filipe Silva, antigo CEO da Galp, estivesse nas manchetes dos principais jornais económicos durante muito tempo e tudo devido ao alegado caso amoroso com uma diretora de topo da empresa, denunciado à direção, e que culminou com o pedido de demissão do gestor, a quem foi atribuído um conflito de interesses na relação.
Mas afinal qual era o estado civil de Filipe Silva, que alegou motivos familiares para apresentar a demissão do cargo na petrolífera de Paula Amorim? De acordo com a revista 'Sábado', o gestor está separado há cerca de um ano da mulher, Maria Mendes de Almeida, ainda que no papel o seu estado continue a ser casado. A união estável significava a junção de duas famílias bem sucedidas.
Filipe Quintin Crisóstomo Silva é, segundo a revista 'Sábado', filho de João Crisóstomo Silva, fundador da Trivalor - um dos maiores empregadores privados do País - e de Jeannine Quintin, de nacionalidade francesa. Casou-se em 1994 com Maria Mendes de Almeida, neta do 4.º conde de Caria, Bernardo Mendes de Almeida, e prima da mulher do empresário Pedro Queiroz Pereira, Rita Mendes de Almeida, sendo que a mulher é descendente dos fundadores da Vista Alegre.
Nos eventos sociais, Maria Mendes de Almeida aparecia raras vezes com o marido, que não partilhava o gosto da companheira pelos palcos mediáticos, revela também a revista 'Sábado'.
Discreto, Filipe Silva sempre gostou de manter-se low profile na Galp, onde foi subindo a pulso até chegar ao lugar de CEO, lugar de onde sai sem glória, depois de ter visto a sua vida pessoal exposta em praça pública, numa notícia que acabaria por forçar a sua demissão.