Famílias amigas e com ambições comuns: princesa Amalia da Holanda vai seguir os passos da princesa Leonor de Espanha
O rei Willem-Alexander anunciou a novidade através de um decreto real.A princesa Amalia da Holanda, de 21 anos, vai receber formação militar, seguindo assim os passos da sua amiga, a princesa Leonor de Espanha, que se encontra a terminar o curso intensivo das Forças Armadas que faz parte da sua formação de futura rainha.
Apesar de Amalia também ser a herdeira da coroa, nada indicava até agora que teria treino militar; quando terminou o ensino secundário, tirou o curso superior de Política, Psicologia, Direito e Economia na Universidade de Amesterdão.
O seu pai, o rei Willem-Alexander anunciou a novidade através de um decreto real emitido esta terça-feira, onde revela que a sua filha mais velha faz agora parte da reserva das Forças Armadas, com a patente de soldado raso de terceira classe no Exército e na Força Aérea Real, e de marinheiro de terceira classe na Marinha Real. Isto significa que Amalia ingressou na Faculdade de Defesa, onde prosseguirá os estudos, que combinarão módulos teóricos e treino físico.
Esta decisão, embora inesperada, faz parte da estratégia da Casa Real para a princesa Amalia. Há algum tempo que os compromissos institucionais da jovem se têm vindo a intensificar: já presidiu a vários eventos sozinha e, na semana passada, acompanhou a mãe, a rainha Máxima, aos EUA, para uma série de compromissos incluindo a 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Recorde-se que Amalia foi ameaçada por um grupo de crime organizado ligado ao tráfico de droga e humano e viu-se obrigada a viver e estudar em Espanha para uma maior privacidade e proteção. A estadia de Amalia em Espanha foi apoiada pela família real espanhola, que é próxima da holandesa. O rei Willem-Alexander agradeceu publicamente a Felipe VI a ajuda que este lhes deu, durante o reencontro entre as duas famílias, no ano passado.