Furioso por ter sido despedido após comentário homofóbico, Quintino Aires atira-se à TVI: "É uma gentalha de um nível muito baixo"
O antigo comentador da estação de Queluz de Baixo – que, apesar de se assumir homossexual, proferiu comentários homofóbicos durante o 'Big Brother' – conta agora todos os detalhes sobre a forma "vergonhosa" como foi dispensado.Estavamos em 2021 quando Quintino Aires, famoso psicólogo e sexólogo da televisão nacional, se pronunciou sobre a alegada discriminação a homossexuais na dádiva de sangue, durante uma emissão de 'Big Brother', da TVI, onde era comentador.
"[A norma da Direção-Geral da Saúde] existia porque os homossexuais eram muito mais promíscuos e continuam a querer mostrar a sua promiscuidade naquela vergonhosa 'marcha da vergonha'", começou por dizer Aires, que é abertamente homossexual.
"Porque o facto de eu ser 'homo orientado'... somos três irmãos, as minhas irmãs são 'hetero orientadas'. Eu não tenho nenhum orgulho porque não tenho nada de superior em relação ao facto delas serem hetero orientadas. Repare que quando se faz a marcha, quando vão maioritariamente meio nus, a lamberem-se todos, a seguir aumentam o número de infeções", acrescentou.
Estas declarações causaram muita polémica na altura e levaram a TVI a sublinhar, através de um comunicado, que "não se revê nos comentários de Quintino Aires" e que "refuta qualquer comportamento ou atitude homofóbica, xenófoba ou sexista".
Mas não ficaram por aqui. A direção da TVI decidiu mesmo despedir Aires por causa da controvérsia, mas o psicólogo veio agora denunciar a forma como este despedimento terá acontecido.
"O episódio da TVI é um momento que eu acho absolutamente vergonhoso, a falta de respeito da direção para comigo devido a um comentário que fiz no 'Big Brother' e que eu tinha o direito de fazer (...) Um comportamento sem nível nenhum", começou por dizer, em entrevista à 'Nova Gente'.
Quintino Aires diz então que estava a trabalhar no Hospital São Francisco Xavier, quando um médico lhe chamou a atenção para a notícia do seu despedimento, que já tinha saído no site 'Dioguinho'... alegadamente, antes sequer da TVI ter falado com o psicólogo.
"É uma gentalha de um nível muito baixo. (...) Quando saí, liguei para a Lurdes, da TVI, e ela, com um descaramento de um baixo nível, respondeu: 'Tentei ligar-lhe, mas como não atendia, lançámos a informação para o 'Dioguinho'".