Greta Thunberg isolada em casa por sintomas de Covid-19
Jovem ativista sueca entrou em quarentena com o pai. Os sintomas surgiram após uma viagem de comboio pela Europa antes das limitações de movimentos começarem a ser impostas. Na Suécia, só se faz testes a quem precisa de tratamento médico.
Greta Thunberg anunciou, esta terça-feira, que tem estado em auto-isolamento em casa, juntamente com o pai, após sentir vários sintomas compatíveis com covid-19. A jovem recordou que na Suécia só se fazem testes ao novo coronavírus em caso de ser preciso tratamento médico urgente, mas admite: "É extremamente provável" que tenha ficado infetada.
Segundo a Sábado, a jovem ativista sueca revelou através das redes sociais que os sintomas - como calafrios, tosse e dores de garganta - surgiram após uma viagem de comboio pela Europa, feita juntamente com o pai, antes das limitações de movimentos começarem a ser impostas. De acordo com Greta, o pai teve sintomas mais fortes.
A jovem deixou ainda um apelo aos mais jovens, recordando que "quem não pertence a um grupo de risco tem uma enorme responsabilidade, pois as suas ações podem fazer a diferença entre a vida e a morte para muitos". "Lembrem-se disto, sigam os conselhos dos especialistas e das autoridades locais e fiquem em casa. E não se esqueçam de cuidar dos outros e de ajudar que mais precisa", terminou.
Em Portugal, há 33 mortes e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 02 de abril. Além disso, o Governo declarou dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.