Gustavo Carona arrasa Cotrim de Figueiredo mas não fica sem resposta: "Um cientista a dizer isto é qualquer coisa"
Em causa estão as polémicas declarações do candidato presidencial sobre a interrupção voluntária da gravidez.Depois das acusações de assédio, João Cotrim de Figueiredo está novamente debaixo de fogo depois de ter declarado esta terça-feira, em entrevista no 'Now', que gostava de ver incorporada "com mais força legal" a opinião do pai nos casos de interrupção voluntária da gravidez, afirmando: "Parece-me irrazoável numa sociedade democrática que se possa tomar uma decisão sem sequer o conhecimento do pai desse ser cuja vida vai ser interrompida".
Entre as várias vozes críticas que se levantaram está a do médico Gustavo Carona, que fez uma publicação nas redes sociais em reação às declarações do candidato presidencial.
"A decisão da interrupção voluntária da gravidez é 100% da mulher", começa por escrever.
"Todas as decisões sobre o embrião/feto são exclusivamente da mulher até que se corte o cordão umbilical. (...) É um facto científico e é um facto à luz da lei em toda a medida", continua.
"Dizer que o homem tem uma 'palavra a dizer' é uma aberração completa de todas as perspectivas e ângulos que esta questão envolve. Com a ciência não se 'brinca' e com a autonomia da mulher sobre o seu corpo, também não", remata.
Apesar da maioria das reações a estas declarações ter sido de apoio, Gustavo Carona foi mais longe na caixa de comentários, escrevendo: "Com ou sem medicamentos, com ou sem leis, uma mulher grávida é apenas uma vida, até que se corte o cordão umbilical".
E foi este comentário que lhe valeu uma dura crítica de uma seguidora mais atenta.
"'É apenas uma vida até que se corte o cordão umbilical?' Essa é nova... um cientista a dizer isto é qualquer coisa...", escreveu.