Salvador Sobral: “Se não fizer o transplante de coração vou morrer”
Vencedor do Eurofestival Salvador Sobral revelou aos amigos a gravidade da doença que o faz estar em lista de espera para ter um coração novo.
Salvador Sobral está à espera de um transplante de coração a qualquer momento. Por isso, o músico nunca anda sem telemóvel e mesmo quando tem de cantar entrega o aparelho a alguém de confiança com uma indicação que deve ser seguida à risca: interromper o concerto se a chamada for do hospital. A corrida contra o tempo a isso obriga. Salvador está numa luta contra o relógio.
"Fui a uma consulta e o médico disse-me que se não fizer o transplante de coração vou morrer", disse Salvador Sobral ao amigo Nuno Nabais, numa conversa que terá acontecido há seis meses e que esta semana é revelada pela revista ‘Sábado’.
A revista revela ainda que Salvador se vestia de mulher quando era mais novo. "Houve uma aula em que tratei da questão de género. No fim, Salvador veio ter comigo e disse-me: ‘Isso é tão interessante. Em pequeno vestia-me com as roupas da minha irmã e gostava de ver-me como mulher.’ Depois disso, fez uma canção onde conta a experiência de ser homem e mulher, ao mesmo tempo", diz o professor de Filosofia do músico, citado pelo ‘Sábado’.
A revelação de que Salvador Sobral enfrentava uma grave doença foi feita pelo site FLASH!, que noticiou que o cantor tinha problemas de coração, apesar de, na altura, a sua agente ter desmentido a informação. Mas a verdade, tal como o site FLASH! revelou, é que o vencedor do Eurofestival vive à espera de um transplante de coração.
Na altura, a justificação para os problemas de saúde do músico era de que tinha hérnias, mas na verdade Sobral tem uma grave insuficiência cardíaca. E espera a todo o momento por um novo coração.
Luísa Sobral confessou à 'Visão' que se fartou de chorar depois do irmão ter ganho o Festival da Canção da RTP no Coliseu de Lisboa, porque tinha receio que ele não pudesse ir até Kiev. "Achei que o meu irmão não ia poder viajar, e senti que tinha enganado toda a gente que votou em nós".
Mas o cantor conseguiu ir, acompanhado em permanência por um médico, e conquistou a Eurovisão, tornando-se um herói em Portugal, com direito a voto de saudação na Assembleoia da República esta sexta-feira.