É do conhecimento geral que a rainha emérita Sofia costuma passar o Natal sozinha na sua ala privada do Palácio da Zarzuela, tendo como única companhia a sua irmã Irene. No entanto, com a saúde muito debilitada, a princesa grega - que é mais nova que Sofia - já não é a mesma de antes. Nos últimos meses os médicos têm mesmo vindo a preparar Sofia para o pior.
Além desta grande tristeza, soma-se a trágica perda que Sofia acaba de sofrer, a cinco dias do Natal: a morte de Tatiana Radziwill, sua prima e amiga íntima. Devido a este golpe devastador, as suas filhas, as infantas Elena e Cristina ficaram muito preocupadas com a mãe e não a querem deixar sozinha, especialmente neste momento delicado.
Assim, a antiga monarca receberá as suas filhas para celebrar a véspera de Natal. A informação foi confirmada pela jornalista Silvia Taulés, de acordo com a 'Lecturas'. Sofia passará assim a Consoada com Irene, Elena e Cristina. De resto, as infantas também não tinham outros planos, pois os seus respetivos filhos já tinham outros compromissos.
Já o rei Felipe VI fará também questão de visitar a mãe para lhe desejar boas festas antes do jantar, acompanhado da mulher, a rainha Letizia, e das filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia. No entanto, será uma visita breve, como de costume.
Recorde-se que o rei emérito Juan Carlos vai passar o Natal em Abu Dhabi com o neto, Froilán - filho de Elena - que também vive nos Emirados Árabes Unidos.
Os filhos da infanta Cristina, por sua vez, estarão com a família do pai, Iñaki Urdangarin.