
Pedro Nuno Santos foi convidado do programa da tarde de Manuel Luís Goucha, na TVI, onde abordou alguns assuntos da sua vida mais pessoal. Uma das questões colocadas pelo apresentador prendeu-se com a educação do filho do Secretário Geral do PS, Sebastião de oito anos.
"O seu filho continua a estudar no Colégio Moderno? Porquê um colégio privado quando é defensor do ensino público?", perguntou Goucha, referindo-se ao facto de o filho do político frequentar um dos colégios mais bem cotados da cidade de Lisboa.
O candidato a Primeiro Ministro acabou por explicar que, no seu entender, isso não é uma contradição. "Eu vejo muitas vezes pegar-se nesse princípio para se encontrar contradições como se os socialistas fossem contra a existência do ensino privado. Aquilo que eu quero fazer enquanto político é que a escola pública tenha a melhor qualidade possível. Eu fiz todo o meu percurso escolar na escola pública em São João da Madeira. E aquilo que eu quero garantir enquanto político é que a escola pública tenha uma boa qualidade, para que todas as crianças, sejam elas filhas de quem forem, tenham um ensino de qualidade", começou por dizer.
Sobre o caso concreto do seu filho, acabou por afirmar que aquela tinha sido uma decisão familiar, preferindo não a debater publicamente. "Porque foi uma opção familiar, eu não quero discuti-la agora aqui, foi uma opção familiar com a minha mulher, mas isso não diminui em nada o nosso compromisso e o meu compromisso pessoal com uma escola pública de qualidade. Como eu dizia, não quero impedir ninguém de ter o seu filho no ensino privado, o que eu tenho é que, enquanto político, a liderar um governo, garantir que a escola pública tenha qualidade."
Pedro Nuno Santos falou ainda um pouco das rotinas em casa e de como tenta retardar o acesso do filho, de oito anos, a todo um mundo de redes sociais. "O meu filho tem um telemóvel com jogos que só pega nele ao fim de semana e tem o período muito controlado, uma hora de manhã, uma hora à tarde e não mais do que isso, sábado e domingo. E é uma luta, é uma luta. Durante a semana não tem telemóvel, não tem iPad."
A entrevista, recorde-se, foi feita antes de Pedro Nuno Santos ver uma denúncia anónima levar à abertura de uma averiguação para determinar as circunstâncias em que tinha adquirido dois imóveis: um em Telheiras, de mais de 700 mil euros e outro em Montemor-o-Novo, por mais de meio milhão. O líder do PS viu-se obrigado a explicar a sua liquidez financeira e garante que esta quinta-feira, 17 de abril, apresentará toda a documentação que, diz, irá provar a sua transparência.