Cercada de todos os lados, Letizia faz contratação de peso para enfrentar graves crises que atravessa
A rainha Letizia faz mudança radical na gestão das crises do palácio e para isso chamou mulher poderosa.
A rainha Letizia conta desde abril com um novo braço-direito, a nova diretora de secretariado, María Dolores Ocaña, com quem tem várias semelhanças.
Letizia e a mulher que está a gerir todos os seus atos oficiais têm a mesma idade, são mães de filhos com a mesma idade e têm o mesmo nível de exigência nas tarefas que cumprem, segundo a 'Vanitatis'.
Licenciada em Direito, Maria Dolores foi diretora da Procuradoria-Geral do Estado no Ministério da Educação e Formação Profissional. Antes, foi subsecretária da Agricultura, Pescas e Alimentação; ocupou também um cargo no conselho de administração da Sociedade Estatal de Propriedade Industrial; e teve também cargos administrativos e de coordenação na câmara de Madrid.
"A advogada é, dizem, uma mulher muito inteligente, habituada a lidar com assuntos difíceis na Administração (por exemplo, durante a sua passagem pelo Ministério da Agricultura), tem caráter, tem três filhos e foi mãe na mesma época da rainha", escreveu aquele site, acrescentando que a nova mulher de confiança da casa real espanhola é "muito trabalhadora".
Letizia e Maria Dolores já tinham aparecido juntas num evento oficial em 2019, na apresentação do Centro Mundial de Valência para a Alimentação Urbana Sustentável, pelo que a advogada também domina as questões políticas sobre alimentação saudável, uma das paixões da rainha Letizia.
Na casa real espanhola, Maria Dolores é a primeira mulher a liderar o secretariado da rainha, depois de José Manuel Zuleta ter ocupado o cargo durante 20 anos, desde que Letizia chegou à família real.
A mulher de confiança de Letizia chega num período em que a popularidade da rainha parece estar a sofrer depois das acusações de infidelidade feitas por Jaime del Burgo - ex-marido de Telma Ortiz, irmã de Letizia -, que diz ter sido amante da mulher de Felipe VI.
Maria Dolores também já está a acompanhar a infanta Sofia e a princesa Leonor, embora as adolescentes ainda não tenham agenda oficial.