Confronto de Juan Carlos e Letizia? Assim foi o encontro da rainha e do sogro após escândalo de traição
Letizia enfrenta uma das maiores polémicas de sempre, acusada de ter traído o rei Felipe VI com o ex-cunhado, e teve de estar numa festa com Juan Carlos.
A rainha Letizia e o rei emérito Juan Carlos voltaram a encontrar-se esta quarta-feira, 20, num restaurante em Madrid, no almoço do aniversário de 60 anos da infanta Elena.
Foi o primeiro encontro da rainha de Espanha com o sogro, que está exilado em Abu Dhabi, após as polémicas declarações de Jaime del Burgo, de que terá sido amante de Letizia, antes e depois do casamento com Felipe VI.
A imprensa espanhola primeiro publicou as fotografias da chegada dos Bourbons ao restaurante Pabú, na capital espanhola. Todos sorridentes e à entrada do estabelecimento para celebrar o aniversário de Elena, mas poucas horas depois do almoço começaram a circular as informações do que aconteceu dentro do restaurante.
De acordo com o 'El Nacional', Letizia e Juan Carlos mantiveram as aparências, mas nem sequer se cumprimentaram no almoço. Sogro e nora estiveram em extremidades diferentes da mesa, onde estava toda a família.
Apesar da má relação entre Letizia e Juan Carlos, que há muitos anos é conhecida, nunca houve acusações tão fortes contra a mulher de Felipe VI como as que chegaram ao público este mês, quando Jaime del Burgo disse ter provas da sua relação com a rainha - Jaime é também ex-marido da irmã de Letizia, Telma Ortiz.
Em Espanha crescem os rumores de que Juan Carlos estará por trás das declarações de Jaime del Burgo. "A relação amorosa durou entre 2002 e 2004", escreveu o empresário no X. Esclarecendo ainda: "Amigos e confidentes, de 2004 a 2010; Relação amorosa, duradoura e continuada, 2010 e 2011; como cunhados, 2012 a 2016".
Segundo Pilar del Eyre, especialista em assuntos da realeza, o pai de Felipe VI "não cabe em si de felicidade" por toda a desgraça que está a cair sobre Letizia.