"Deprimido e em profunda tristeza". Novo livro sobre a coroa britânica expôe saúde mental do príncipe Harry
Príncipe Harry sofre de problemas emocionais graves a ponto de ter sido essa a razão do fim do namoro com Cressida Bonas. Quem o diz é o escritor Robert Lacey, que acaba de lançar uma biografia polémica sobre a casa real britânica
Chama-se 'Batalha de Irmãos' e é o novo livro que revela história desconhecidas dos Principes Harry e William. O autor, Robert Lacey revela nas páginas que o marido de Meghan Markle sobre de problemas de saúde mental que a coroa sempre tentou esconder.
Harry, de resto, já havia falado do assunto numa ocasião. "Houve uma altura que estive mergulhado numa grande depressão", contou, com 20 anos, o Duque de Sussex, ao falar sobre a morte da mãe, Diana de Gales. Harry voltou a abordar o tema anos mais tarde no programa de Ophra Winfrey, quando relatou que teria feito terapia para ultrapassar o problema.
Contudo o livro revela que nem sempre a terapia ajudou e foi por isso que Harry foi descrito muitas vezes como um jovem vulnerável, irritadiço, mas também triste...tudo isto causado por esta depressão que demorou antes a estar controlada.
O autor do livro, que falou com a ex-namorada de Harry, Cressida Bonas, conta ainda que entre 2012 e 2014, a saúde mental do principe se teria deteriorado a ponto de ter sido essa a verdadeira causa da separação dos dois.
Cressida dizia não conseguir aguentar as mudanças de humor do principe, nem os momentos de profunda tristeza em quer este por vezes mergulhava, sem razão aparente.
Certo é que Harry hoje parece ter, aparentemente o problema ultrapassado. Contudo isos não o fez deixar de pensar no problema. Com a ajuda de Meghan Markle, o principe juntou-se a Oprah Winfrey e preparam, para 2021 o lanaçamento de um documentário de vários episódios sobre saude mental.
Para já este será transmitido na plataforma Apple +, e segundo o comunicado sobre o projecto. "será uma série dividida em várias partes que se vai focar tanto na doença mental quanto no bem-estar emocional, inspirando os espectadores a conversarem honestamente sobre os desafios que cada um de nós enfrenta e como podemos nos fortalecer com as ferramentas para não sobreviver simplesmente, mas para prosperar"