Filho da futura rainha da Noruega acusado por mais duas mulheres de agressões físicas e psicológicas
O caso de Marius Borg Hoiby, de 27 anos, agrava-se com as declarações de mais duas mulheres sobre as supostas agressões que sofreram às mãos do enteado do futuro rei, Haakon.
O filho mais velho da princesa herdeira da Noruega, Mette-Marit, foi acusado por mais duas mulheres de violência física e psicológica depois de ter sido detido por 30 horas por agressão a mulher no início deste mês.
Segundo o jornal 'Dagbladet', as duas ex-namoradas que agora vieram a público falar das supostas agressões são Nora Haukland e Juliane Snekkestad, ambas conviveram com a princesa Mette-Marit e o marido, o futuro rei Haakon.
A modelo e atriz Juliane Snekkestad é a mais conhecida pelo público, tendo chegado a participar em vários eventos públicos da casa real. A relação longa com Marius terminou em 2022. "Eu e o Marius separámo-nos. E agora sinto-me muito melhor", disse Juliane numa entrevista antiga sem dar mais pormenores.
Em 2023, Marius namorou com a influenciadora Nora Haukland, uma relação curta, antes de começar a namorar com outra mulher, que este mês foi assistida num hospital de Oslo com uma lesão na cabeça depois de ter sofrido agressões que o filho da princesa Mette-Marit já admitiu ser culpado.
Juliane escreveu nas redes sociais: "Os últimos dias têm sido estranhos e dolorosos. Na última semana, recebi muitos telefonemas, mensagens e perguntas sobre a acusação do meu ex. Antes de mais, gostaria de enviar um pensamento caloroso às vítimas do caso". E continuou: "Embora a minha família e os meus amigos mais próximos soubessem do que se passava, optei agora por não ficar mais em silêncio", anunciou.
"E para responder às perguntas: Sim, fui anteriormente objeto de violência psicológica e física por parte da pessoa em questão. A violência psicológica foi mais agressiva para mim. Não estou a partilhar isto porque quero pena ou para me pôr no centro das atenções. É apenas importante sublinhar o que muitos estão a pensar: que isto já aconteceu antes. E tem de acabar agora", afirmou, dois dias antes de Marius admitir ter agredido a mais recente namorada.
Nora Haukland seguiu o exemplo de Juliane e também recorreu às redes sociais para acusar o filho da princesa Mette-Marit, no caso dela, depois de Marius ter emitido um comunicado a lamentar o ocorrido.
"Pensei em ficar calada até sair a declaração do meu ex, e depois senti uma grande frustração. O Marius fala como se fosse a primeira vez que isto aconteceu. Ele pede algum tipo de empatia", afirmou Nora. "Marius foi violento comigo, deu-me um soco na cara, deu-me pontapés, asfixiou-me, destruiu o meu apartamento. Também destruiu coisas na nova casa da mãe. Mas, como disse Juliane, o pior para mim foi também a parte psicológica. Os gritos, as ameaças", explicou Nora.
As duas ex-namoradas decidiram acusar formalmente o filho de Mette-Marit. A polícia de Oslo reagiu informando ter tomado conhecimento das alegações, mas um porta-voz explicou que "é demasiado cedo para dizer se há motivos para iniciar uma investigação contra outras vítimas".
O que disse Marius Borg
O filho mais velho da princesa Mette-Marit da Noruega, Marius Borg Hoiby, admitiu ser culpado da acusação de agressão "psicológica e física" contra uma mulher na faixa dos 20 anos.
Num comunicado divulgado na quarta-feira, 14, e citado pelo site norueguês 'NRK', o enteado do príncipe herdeiro Haakon confessou as agressões, destruição de objetos no apartamento e uso de cocaína.
"No fim de semana passado aconteceu algo que nunca deveria ter acontecido. Cometi lesões corporais e destruí objetos num apartamento devido a uma intoxicação alcoólica e de cocaína após uma discussão. Tenho vários transtornos mentais, o que significa que, ao longo da minha infância e vida adulta, tive e ainda tenho desafios. Há muito tempo que luto contra o abuso de substâncias, algo para o qual estive em tratamento no passado. Agora vou retomar este tratamento e levá-lo muito a sério", diz o comunicado escrito com ajuda dos advogados, em que Marius também declarou que ama a namorada que foi assistida no hospital com uma concussão causada pela agressão.
De acordo com as autoridades, Hoiby, de 27 anos, é acusado de lesões corporais e dano do apartamento.
Marius Borg Hoiby, de 27 anos, é fruto da relação de Mette-Marit com Morten Borg, que chegou a ser condenado por posse de cocaína. O filho da princesa tinha 2 anos quando conheceu o futuro rei da Noruega como namorado da mãe, e tinha 4 anos quando serviu de pajem no casamento real.
A princesa Mette-Marit também já admitiu que teve um passado de abuso de drogas. "A minha rebelião juvenil foi muito mais intensa do que de outros", afirmou a ex-empregada de mesa, citada pela 'BBC'. "Isto levou-me a ter uma vida muito selvagem".