Frederico X, novo rei da Dinamarca, oferece presente muito especial aos filhos depois de subir ao trono
Os príncipes Isabella, Vincent e Josephine foram alvo de um "presente" único por parte do sucessor da rainha Margarida.
Deu-se, neste domingo, dia 14, a ascensão de Frederico X ao trono da Dinamarca, após a abdicação da rainha Margarida, que reinava o país nórdico desde 1972. Esta troca de soberanos consumou-se com um Conselho de Estado especial celebrado no Palácio de Christiansborg, em Copenhaga, sede do Parlamento dinamarquês.
Como consequência, Mary Donaldson é a nova rainha consorte e Christian, filho mais velho do casal real, tornou-se príncipe herdeiro dinamarquês, com os três irmãos mais novos a receberem um presente muito especial do rei.
A princesa Isabella, de 16 anos, o príncipe Vincent e a princesa Josephine, gémeos de 13, foram nomeados cavaleiros da Ordem do Elefante, uma tradição que já subsiste há muito na Dinamarca, ainda que a respetiva insígnia lhes seja somente entregue quando atingirem a maioridade. Christian já havia recebido esta honra quando celebrou os seus 18 anos, em outubro passado.
Refira-se que a Ordem do Elefante é a mais alta ordem condecoração na Dinamarca e é entregue a membros da realeza e a chefes de Estado estrangeiros. Ao longo da história, apenas um português a recebeu: o ex-Presidente da República Ramalho Eanes, em 1984.