Igreja indignada com falta de decoro da rainha Letizia
A visita dos reis de Espanha ao Mosteiro de Montserrat, na Catalunha, está a gerar forte controvérsia.A visita oficial de Felipe VI e Letizia à Catalunha, esta segunda-feira, 23, ficou marcada por vários episódios que colocam Letizia no meio do furacão. A mais recente polémica envolve a Igreja Católica que, segundo a imprensa espanhola, já terá feito chegar ao rei Felipe VI a sua indignação em relação à rainha.
Esta visita passava pela presença dos reis num serviço religioso, o ponto alto das comemorações do milénio da fundação do conhecido mosteiro beneditino. Para além da manifestação de uma centena de pessoas que protestaram contra a monarquia, Felipe e Letizia mostraram-se sorridentes e mais cúmplices do que é habitual no casal real.
Mas o que gerou a indignação da Igreja foi o facto da ex-jornalista se ter - uma vez mais - mostrado completamente indiferente ao protocolo ao não cumprir as regras de vestuário quando se assiste a uma cerimónia religiosa, especialmente sendo ela rainha. Letizia apresentou-se com um vestido sem mangas não tendo sequer usado uma echarpe ou um lenço para cobrir os braços como exigem as regras.
Ao que se sabe foi aconselhada pelos assessores a usar outro tipo de roupa, mas ela ter-se-à recusado a fazê-lo. A mulher de Felipe VI nem sequer ligou ao aviso que está escrito à entrada da igreja como ao que vem expresso no site do mosteiro: "Cubra os ombros e não entre com t-shirts sem mangas, minissaias e calções curtos. Não se considera apropriado o uso de roupa transparente nem roupa de praia."