Letizia sob pressão. Ex-cunhado, Jaime del Burgo, ameaça novas revelações sobre alegada traição
Jaime del Burgo, ex-cunhado de Letizia, não está pronto para calar as declarações sobre suposto 'affair' com a rainha.
Está confirmado. O polémico Jaime del Burgo anunciou esta sexta-feira, 5, no X (antigo Twitter) que está a preparar uma autobiografia em que vai incluir pormenores sobre a casa real espanhola.
Jaime del Burgo já tinha comentado as suas intenções nas declarações que deu a Jaime Peñafiel, e que foram incluídas no novo livro do jornalista, 'Letizia y yo'. Mas agora o ex-cunhado da rainha espanhola dá mais pormenores sobre o seu livro, adiantando também o título: 'Y nada más que la verdad'.
"Os lucros de 'Y nada más que la verdad' serão doados na totalidade a uma instituição de caridade espanhola (a ser anunciada)", escreveu Jaime del Burgo no X.
Desde o final de novembro, as declarações de Jaime del Burgo transformaram-se no maior pesadelo da rainha Letizia e do rei Felipe VI, que planeavam celebrar 10 anos de reinado e 20 anos de casamento em 2024.
Jaime del Burgo alegou no livro de Jaime Peñafiel que teve uma "aventura" com Letizia de 2002 a 2004, a mesma altura em que a ex-jornalista da TVE conheceu o então príncipe herdeiro. Mas del Burgo foi mais longe no X (antigo Twitter) e revelou que a relação com Letizia teve mais duas fases: amigos depois do casamento real e amantes de 2010 a 2011. O advogado e empresário casou-se em 2012 com a irmã de Letizia, Telma Ortiz, de quem se divorciou quatro anos depois.
Entre as acusações que fez na sua conta do X, del Burgo contou como reatou o romance com a rainha em 2010 numa cama de rede dentro da Zarzuela, afirmando também que os supostos amantes traçaram planos para viverem em Nova Iorque, terem um filho com ajuda de uma barriga de aluguer e terem uma casa perto do palácio real quando o divórcio de Letizia e Felipe fosse assinado.
O palácio ainda não respondeu ao escândalo, mas Letizia tem estado mais isolada nas últimas semanas. Crescem agora os rumores sobre divórcio da rainha e Felipe VI, embora os conselheiros do rei peçam para que mantenha o casamento de aparências.