Philippe Venet: o "viúvo" que vai herdar a fortuna de Givenchy
Falecido no passado sábado, 10 de março, Hubert de Givenchy deixa uma fortuna avaliada em mais 160 milhões de euros. Philippe Venet, o homem que partilhou a vida com o criador francês nos últimos 60 anos, vai herdar parte da riqueza que será também distribuída pelos sobrinhos.
Foi com a voz embargada que, na passada segunda feira, 12 de março, Philippe Venet anunciou ao mundo a morte de Hubert de Givenchy. "É com enorme pesar que informamos que Hubert Taffin de Givenchy morreu no passado sábado durante o sono", disse o homem que partilhou a vida com o 'Le Grand' durante 60 anos.
Venett, também ele criador de moda, conheceu o amor da sua vida em meados do século XX no atelier de costura de Elsa Schiaparelli. Desde então, nunca mais se separaram e Philippe abdicou da sua própria carreira para permanecer na sombra daquele que foi considerado um dos maiores criadores da alta costura.
O casal viveu uma bonita história de amor que, embora terem optado sempre pela discrição, nunca a esconderam de ninguém. Foram amantes, amigos e verdadeiros companheiros durante seis décadas de vida em comum.
Ao longo desse tempo viveram no luxuoso Hôtel d’Orrouer, um magnífico palacete do século XVIII na elegante Rue de Grenelle, na margem esquerda do Sena (a conhecida Rive Gauche), em Paris.
Mas o casal tinha outras propriedades como é o caso do Palácio de Jonchet, em Romilly-sur-Aigre, uma pequena localidade a 140 quilómetros a sul da capital francesa e onde, nos últimos anos, fixou residência.
Givenchy deixa uma fortuna avaliada em mais de 160 milhões de euros, que naturalmente será herdada por Venett, de 88 anos. Contudo, acredita-se que os sobrinhos de Givenchy também venham a ser contemplados, especialmente após a morte do "viúvo" do famoso criador.