Rainha Sofia de rastos! Equipa médica já a preparou para o pior
A mãe de Felipe VI de Espanha foi confrontada com um desfecho inevitável. Adivinha-se um drama familiar para breve.A rainha Sofia está a viver um drama familiar. A irmã mais nova, Irene da Grécia e Dinamarca, a sua única amiga e confidente, está a sofrer graves perdas de memória e a exigir cuidados. Já em outubro de 2023 e de acordo a revista 'Lecturas', a família real espanhola estaria em estado de alerta por causa da situação de Irene, que estava, já nessa altura, a perder as suas memórias, de infância e juventude, e até mesmo a não reconhecer os rostos dos entes queridos.
Desde que surgiram os primeiros sintomas da doença que a rainha Sofia se focou nos cuidados à irmã, com quem vive há anos no palácio da Zarzuela, em Madrid. Terá até sido a mãe do rei Felipe VI a primeira a notar a deterioração cognitiva de Irene, que começou por esquecer datas e nomes das pessoas com quem falava.
A doença tem avançado e os médicos já reuniram com a rainha emérita para lhe dar conta do real estado de saúde da irmã. Os especialistas acabaram mesmo por preparar Sofia para o pior e alertaram-na para o facto de um desfecho trágico estar cada vez mais próximo. Garantiram que não haverá melhoras e que o Alzheimer é uma condição irreversível.
Além disso, foram estes médicos que também alertaram os filhos de Sofia - Felipe e as infantas Elena e Cristina - que a doença da tia pode ser efeitos prejudiciais na saúde da própria rainha emérita. A situação de Irene está a deixar marcas físicas e emocionais em Sofia que se mostra cada vez mais abalada com o estado clínico da irmã.