Traição Real: Príncipe William ajudou a correr com o tio André do palácio de Buckingham
O príncipe não é grande fã do tio e teve uma conversa com o pai e a avó, que decidiram afastar André da vida pública devido a um escândalo sexual.
O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, teve um papel fundamental no afastamento do tio André da vida pública.
Segundo revelam hoje os jornais ingleses, William mostrou todo o seu descontentamento com os comportamentos do irmão do seu pai, acusado de estar envolvido num escândalo de exploração sexual de menores, devido a sua amizade com Jeffrey Epstein, bilionário americano que cometeu suicídio na cadeia depois de formalmente indiciado por estes crimes.
O marido de Kate teve uma conversa com o pai e a rainha, que resultou na decisão real de afastar André, também duque de Iorque, de todos os atos públicos da família. Uma fonte da casa real terá mesmo revelado que William mencionou que esta era "a decisão acertada".
André é o filho preferido da rainha Isabel II (o segundo de três), que lhe comunicou num passeio a cavalo pela herdade da família, a necessidade de "se retirar de todos os deveres públicos que seu cargo implica no futuro imediato".
"William está cada vez mais envolvido no que diz respeito ao futuro da monarquia na Grã Bretanha e não aprovou estes comportamentos do tio ", acrescentou outra fonte, referindo-se a uma desastrosa entrevista de André à BCC, onde tentou explicar o seu envolvimento nesta rede de pedofilia.
Nessa entrevista André disse que "ainda" não se arrependia da amizade com Epstein, agressor sexual condenado, e que conhecê-lo teve "alguns resultados muito benéficos", num momento em que o príncipe deixava sua carreira na Marinha e iniciava outra como representante especial do comércio e da indústria.
O tio de William disse ainda que não se lembra de ter estado, em 2001, com a menor de 17 anos Virginia Roberts, que diz ter tido sexo com o príncipe, nem tão pouco ter tirado a polémica fotografia junto da jovem na altura.
Isto surge tudo na altura em que William e o seu irmão Harry parecem mais distantes do que nunca.
A relação entre os dois é quase inexistente e neste Natal Harry vai mesmo deixar a família real para trás, rumando com a mulher Meghan até aos Estados Unidos, para passar a quadra junto da sogra.