A dor de António Raminhos: Mulher sofre 2 abortos
Os textos do humorista vão beber muito das vivências do dia-a-dia em família, com a mulher Catarina, e as filhas, mas nem tudo é divertido.
É normal António Raminhos usar a família como fonte de inspiração para as suas rábulas humorísticas. As situações familiares já deram muitas histórias, espetáculos, 'posts' e 'vlogs' hilariantes. Recorde-se 'As Marias' ou os mais recentes programas de televisão em que as filhas e a mulher, Catarina Raminhos, são presença assídua. Os textos do humorista vão beber muito das vivências do dia-a-dia em família.
Mas nem tudo é divertido. Apesar da boa disposição dos Raminhos, houve momentos dramáticos que irão acompanhar o casal para sempre. Foi no decorrer de 'O Melhor do Pior', na SIC, que António Raminhos partilhou alguns desses momentos.
"Antes de termos a nossa primeira filha, nós tivemos um aborto. Lembro-me perfeitamente disto. Nunca mais me esqueci. Foi há nove anos, mais ou menos. Estávamos em Setúbal, de férias de verão. Um sítio onde curiosamente nós nunca mais fomos. Inconsistente, associámos uma coisa à outra", recordou o humorista.
"Estávamos em Setúbal, íamos para a praia e a Catarina sai da casa de banho e diz: 'Olha, há qualquer coisa que não está bem. Eu estou a sangrar e não pára. Há, obviamente, qualquer coisa que não está bem'. E eu disse, na minha inocência: 'Se calhar é normal. Vamos dar mais um tempo'. Mas mãe é mãe e lá está a parte biológica e aquela parte emocional que nós não sabemos como é que a temos, mas que a temos e pressentimos as coisas…Fomos ao hospital e ela tinha tido um aborto, que nos marcou", referiu Raminhos.
Depois desse episódio, Catarina voltou a engravidar e o casal teve a primeira filha: Maria Rita. Mas, após o nascimento da primeira Maria, o casal volta a sofrer com segundo aborto. A melhor forma de lidarem com mais este episódio difícil foi aceitarem e seguir em frente.
"Ao mesmo tempo, eu tenho a sorte de ter ao meu lado uma mulher que é muito pragmática como eu. Ou seja, quando estou a enfrentar uma situação difícil, sou muito frio. Não fico a pensar que é uma tragédia. Não fico a pensar que fui escolhido para isto me ter acontecido. É a Natureza. Aconteceu como acontece a milhares de pessoas e como vai continuar a acontecer. É assim. É a vida. A vida é perfeita nas suas imperfeições e este é um bom exemplo disso."
António e Catarina Raminhos estão juntos há 19 anos, e são pais de três Marias: Maria Rita, Maria Inês e Maria Leonor.