A lutar contra um cancro agressivo, Rita Stock dá novidades: "Tenho de respeitar o meu corpo e perceber que tenho de parar"
A antiga apresentadora de televisão revela como a filha a ajudou ao longo de uma semana mais complicada e anuncia boa notícia.Rita Stock, de 55 anos, anunciou há quase dois meses que está a travar uma dura batalha contra um linfoma "muito agressivo" e "muito grave, mesmo". "É um linfoma muito grave mesmo, mas o que eu quero é sossegar toda a gente porque da mesma maneira que é o mais agressivo, o pior de todos, é também aquele que melhor responde à quimioterapia", assumiu na altura em que revelou a sua luta contra a doença.
E acrescentou cheia de esperança: "Isto é uma caminhada difícil, são mais uns pedregulhos que estou a encontrar na minha vida. Não tem sido fácil, acho que já tinha passado por várias provações e confesso que... achei que não merecia mais esta provação na minha vida, mas se ela aparece é porque sou capaz de ultrapassá-la. Estou convicta que vou conseguir."
Ao longo deste mês, Rita Stock já fez quatro tratamentos de quimioterapia - são seis no total - e tem tido energia para dar e vender, como se costuma dizer. Só que esta semana tudo mudou, como a própria revelou num vídeo acabado de partilhar - sábado, 30 - nas redes sociais. Um imenso cansaço e a vontade de dar descanso ao corpo: "Às vezes o cansaço surge e tenho de respeitar o meu corpo e perceber que tenho de parar. Estive dois dias em que parecia que o cansaço tinha chegado para se instalar, mas NÃO! Foi só uma fase passageira e hoje já vou conseguir fazer Pilates para tornar o meu dia melhor!", escreveu como legenda do referido vídeo.
E é nessa partilha como essencial a ajuda e o mimo da filha Inês: "Na segunda-feira, na véspera de ir ao programa da Júlia [Pinheiro] (na SIC), comecei a sentir um cansaço gigantesco [...]. Na terça , fui ao programa mas, confesso, já não me estava a sentir assim tão bem [...]. Depois do programa, vim para casa e o Francisco [marido] estava fora e era suposto eu ficar a dormir sozinha, mas nessa tarde comecei a sentir-me mesmo muito cansada, quase não me conseguia mexer... era um peso brutal", relatou Rita.
Prosseguindo: "Achei que não estava mesmo em condições de ficar sozinha [...]. A minha foi uma querida e veio logo para perto de mim e, nessa altura, eu já tinha conseguido chegar lá a cima e deitar-me e aconteceu uma coisa inacreditável. A Inês tem uma energia tão boa, mas tão boa, que, ela chegou, deu-me a mão... vi as lágrimas a correrem nos olhos dela, porque ela nunca me vê assim... Bom, o que acontece é que eu tinha muito sono, muito sono e, de repente, começo a vê-la a bocejar... e o que aconteceu é que passou", conta.
"Eu fiquei bem" garante Rita Stock que foi a energia da filha que a ajudou a recuperar. "Ela deu-me a mão e eu senti a energia dela a percorrer corpo e, de repente, fiquei bem", assegura para dar ainda uma boa notícia. As análises ao sangue estavam "fantásticas, exceto os glóbulos brancos que estão muito abaixo do necessário para fazer a quinta sessão de quimioterapia". Contudo foi o raio-X que deixou a antiga apresentadora verdadeiramente feliz.
"Uma notícia muito boa é que através do raio-X vê-se uma diferença muito grande de junho até agora... aquilo não está lá. Aquela glândula enorme... é assim, não é que se veja no raio-X mas via-se o osso todo e o osso estava todo inchado... como se tivesse alargado de tamanho. E a comparação para agora nota-se que está fininho; está no seu tamanho normal", conta radiante.