Tragédia: Pai do Santo Padre morreu num estádio de futebol
Mario Bertoglio tinha 53 anos quando foi fulminado por um ataque cardíaco no estádio do San Lorenzo, clube de que o Papa Francisco é sócio, com as quotas em dia. O filho, que hoje é o Santo Padre, tinha 25 anos e ficou em estado de choque.
O Papa Francisco é um homem simples e que não rejeita o seu passado, antes de se ter tornado religioso. O futebol continua a ser uma das suas paixões.
Jorge Bertoglio é o sócio 88235N-0 do San Lorenzo, clube de Buenos Aires e onde assistiu a muitos jogos, no seu estádio, na companhia do pai, Mario, e dos irmãos.
O FILME DA MORTE
A tragédia aconteceu em dezembro de 1961 sem que nada o fizesse prever. Nesse dia, Mario tinha ido à bola com Alberto, um dos irmãos do Papa Francisco. Foi durante o intervalo da partida, no Estádio Gasómetro de Boedo, que Mario Bertoglio foi acometido por um ataque cardíaco fatal. Toda a família ficou em choque, devido à idade precoce da morte. O pai do Papa tinha, somente, 53 anos de idade.
PAPA GUARDA TÁBUA DO ESTÁDIO
Alberto Bertoglio assistiu à morte do pai. Jorge, o atual Sumo Pontífice, não tinha ido ao estádio nessa tarde.
Jorge tinha 25 anos de idade e já tinha entrado para a Companhia de Jesus. Foi um rude golpe para o jovem seminarista e que o fez aprofundar, ainda mais, a relação com Deus.
Ainda hoje, o Sumo Pontífice é sócio do clube e tem as quotas em dia. O Papa guarda uma tábua do antigo estádio do San Lorenzo, que foi demolido para dar lugar a um supermercado.
Quando a tábua chegou ao Vaticano pensou-se que se trataria da relíquia de um santo, mandada vir da Argentina. Mas não. É um objeto que o Santo Padre guarda, com carinho, apesar da tragédia que ali aconteceu e que jamais esquecerá.