As primeiras imagens do velório de Francisco Pinto Balsemão nos Jerónimos
A família do antigo primeiro-ministro e empresário da comunicação social foram os primeiros a chegar às cerimónias fúnebres que estão a decorrer em Belém.Francisco Pinto Balsemão, fundador da SIC e do Expresso e um dos fundadores do PSD e antigo primeiro-ministro, morreu na terça-feira, 21 de outubro, aos 88 anos.
O Governo decretou luto nacional para quarta e quinta-feira, dia em que decorrem as cerimónias fúnebres, no Mosteiro dos Jerónimos. O velório, esta quarta-feira a partir das 18:30, e a missa, amanhã, quinta-feira, às 13:00, serão abertos ao público. O velório começou ao som do pianista Filipe Pinto-Ribeiro.
A família foi a primeira a chegar ao Jerónimos, em Belém, sem conseguir esconder a consternação. A mulher, Mercedes Balsemão, carinhosamente tratada por Tita, foi a primeira de todos. Os filhos chegariam a seguir, com destaque para Francisco Pedro Balsemão, que dará continuidade ao trabalho do pai no Grupo Impresa.
Com o passar das horas foram chegando figuras destacadas da política e da comunicação, como Pedro Passos Coelho, Basílio Horta, Ana Gomes, Clara Ferreira Alves ou Ricardo Araújo Pereira. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro Luís Montenegro chegaram juntos às cerimónias fúnebres. Também o antigo Presidente da República, general Ramalho Eanes, marcou presença na companhia da mulher, Manuela Ramalho Eanes.
No exterior dos Jerónimos foi-se engrossando a fila de pessoas para prestar a derradeira homenagem ao homem, ao político e ao empresário dos media que teve uma influência fulcral no Portugal de hoje.