Carta comovente emociona portugueses: Mãe desesperada deixa bebé de 20 dias à porta de centro social
A história parece retirada de uma qualquer novela mas espelha a dura realidade. O bebé abandonado no Cacém estava acompanhado uma carta emocionante, um pedido de ajuda. Menino já tem família de acolhimento.
Um bebé, com cerca de 20 dias, foi recolhido na noite de terça-feira, 15, junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, concelho de Sintra, onde terá sido deixado pela mãe dentro de uma alcofa, cerca das 23h00.
A história poderia ter sido retirada de uma qualquer novela - no arranque da nova temporada da série da SIC, 'Golpe de Sorte', a protagonista Maria do Céu (Maria João Abreu) encontra um bebé no lixo - mas é, na verdade, uma dura e avassaladora realidade que está a comover os portugueses e faz disparar o alarme para cenários de desespero e miséria que atingem algumas camadas da nossa sociedade, acentuados pela pandemia.
Esta não é uma história de abandono. Este foi um grito de uma mãe desesperada a pedir ajuda.Junto ao recém-nascido estavam fraldas, leite e iogurtes. A criança estava bem tratada e foi entregue a autoridades competentes para ter melhores condições, aquelas que a mãe acreditou não ser capaz de dar ao filho acabado de nascer.
A acompanhar o bebé estava uma carta, entretanto divulgada. Na missiva, a mãe pede que encontrem pais com melhores condições que adotem o seu bebé para quem pede "amor e carinho". As autoridades tentam encontrar os pais deste bebé, nascido no dia 26 de agosto, que entretanto foi levado para o Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, tendo sido contactadas a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) e a Santa Casa da Misericórdia. Esta quinta-feira foi encontrada uma família de acolhimento.