_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Justiça

José Sócrates tem novo advogado habituado a processos famosos

José Preto foi contratado pelo antigo primeiro-ministro, após renúncia de Pedro Delille, no âmbito da Operação Marquês. Novo advogado pediu cinco meses e meio para ler o processo devido à compexidade do caso. Há crimes em risco de prescrição.
Por FLASH! | 26 de novembro de 2025 às 16:46
José Sócrates Flash
José Sócrates contrata José Preto para Operação Marquês, após renúncia de advogado Foto: Pedro Catarino
José Sócrates critica jornalismo português, mas jornalistas reagem em Lisboa Flash
José Sócrates contrata novo advogado para o caso Operação Marquês Foto: Lusa
Flash

José Preto é o novo advogado de defesa de José Sócrates no processo da Operação Marquês, contratado após a renúncia do anterior advogado, Pedro Delille.

O causídico é um penalista conhecido por ter representado outras figuras públicas mediáticas, como Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, em casos como a providência cautelar contra a direção do clube e o caso da invasão de Alcochete; ou Frederico Carvalhão Gil, ex-agente do SIS (Serviço de Informações de Segurança) que foi condenado por espionagem.

pub

José Preto tem uma formação diversificada em áreas como filosofia, teologia, direito e sociologia, e advoga há mais de 25 anos. Iniciou a sua vida profissional como jornalista.

pub

Após assumir a defesa de José Sócrates, José Preto solicitou um adiamento de cerca de cinco meses para poder analisar o processo, dada a sua complexidade e volume. A ser aceite pela juíza Susana Seca, o pedido pode levar à prescrição de alguns dos crimes que são imputados a Sócrates e a outros três arguidos, como os de corrupção pelo financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento em Vale do Lobo.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub