José Sócrates tem novo advogado habituado a processos famosos
José Preto foi contratado pelo antigo primeiro-ministro, após renúncia de Pedro Delille, no âmbito da Operação Marquês. Novo advogado pediu cinco meses e meio para ler o processo devido à compexidade do caso. Há crimes em risco de prescrição.José Preto é o novo advogado de defesa de José Sócrates no processo da Operação Marquês, contratado após a renúncia do anterior advogado, Pedro Delille.
O causídico é um penalista conhecido por ter representado outras figuras públicas mediáticas, como Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, em casos como a providência cautelar contra a direção do clube e o caso da invasão de Alcochete; ou Frederico Carvalhão Gil, ex-agente do SIS (Serviço de Informações de Segurança) que foi condenado por espionagem.
José Preto tem uma formação diversificada em áreas como filosofia, teologia, direito e sociologia, e advoga há mais de 25 anos. Iniciou a sua vida profissional como jornalista.
Após assumir a defesa de José Sócrates, José Preto solicitou um adiamento de cerca de cinco meses para poder analisar o processo, dada a sua complexidade e volume. A ser aceite pela juíza Susana Seca, o pedido pode levar à prescrição de alguns dos crimes que são imputados a Sócrates e a outros três arguidos, como os de corrupção pelo financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento em Vale do Lobo.