Cristina Ferreira em braço de ferro com o chef Ljubomir de 'Pesadelo na Cozinha'
O jugoslavo quer ganhar, por mês, o mesmo que ganhou pela série completa de 13 programas de 'Pesadelo na Cozinha': 40 mil euros. Este é o ordenado mensal de Cristina Ferreira, diretora de conteúdos não informativos da TVI, que quer o 'chef' mas... não quer pagar o que ele exige!
'Pesadelo na Cozinha' foi um campeão de audiências e voltou a dar a liderança, inquestionável, à TVI nos serões de domingo. Facilmente chegava ao milhão e meio de telespetadores por programa.
Durante 13 semanas, o chef Ljubomir Stanisic percorreu outras tantas cozinhas, por todo o país, e ofereceu aos telespetadores um prato cheio de palavrões e dureza para com os donos dos restaurantes que não ofereciam condições de higiene ou qualidade alimentar.
PARADA SOBE PARA 120 MIL EUROS
Foram cozinhas imundas, comida podre e donos e empregados apáticos ou teimosos, que levaram Ljubomir Stanisic aos limites, até físicos, tendo chegado a vomitar. "Chegou muitas vezes a casa a sentir-se mal", revelou a jornalista Mónica Franco, mulher do dono do 100 Maneiras, aquando da apresentação de 'Pesadelo na Cozinha', dias antes da estreia, em março deste ano.
Por isso, e por ter muito trabalho, tanto a nível nacional como internacional, Ljubomir Stanisic só voltaria a fazer uma segunda série de 'Pesadelo na Cozinha' caso lhe dessem "uma casa com piscina", como comentou também na apresentação do programa. Mais tarde, elevou a fasquia a 40 mil euros mensais – curiosamente, o mesmo ordenado que Cristina Ferreira – sendo que, pelos 13 programas, que equivalem a 3 meses de trabalho, recebeu somente 39 mil. Pelas novas contas de Ljubo, para o seu regresso nada menos do que 120 mil euros.
Quem não está pelos ajustes é Cristina Ferreira, a diretora de Conteúdos Não Informativos da TVI. Cristina é uma das pessoas que tem poder de negociação com a admnistração da estação de Queluz de Baixo, no segmento de programação que inclui 'Pesadelo na Cozinha'. Mas, a avaliar pelo facto de não haver previsão para uma nova série, não haverá vontade de ir ao encontro da verba pretendida pelo 'chef'.
A FLASH! sabe que o TVI não avança com a nova série do programa sem Ljubomir a comandar as tropas e o chef jugoslavo está muito relutante em regressar ao formato. É que, para além da questão monetária, Ljubo não tem mãos a medir. O 100 Maneiras foi considerado o melhor restaurante pela conceituada 'Monocle', é consultor no Douro e recentemente mudou-se para a Comporta, a praia dos ricos e famosos, aos comandos do Sem Porta, no resort de luxo Sublime.
A FATURAR NA PARAÍSO DOS RICOS
Ljubomir Stanisic soma e segue na praia do Pêgo, Comporta, conhecida por ser poiso de celebridades internacionais, que incluem os príncipes do Mónaco, e nacionais, como Ricardo Salgado, que ali tem a sua casa de férias e cuja família é proprietária de grande parte das propriedades circundantes.
Stanisic, que acaba de ser reconhecido pela prestigiada revista de lifestyle Monocle, com o prémio de Melhor Restaurante do Mundo 2017, pelo seu Bistrô 100 Maneiras, está agora à frente do restaurante do Hotel Sublime.
Os hóspedes deste alojamento de charme, no meio do pinhal, são agora surpreendidos com um espaço totalmente renovado, que mudou de nome e agora chama-se Sem Porta, onde nem sequer falta um ringue. Isso mesmo, um ringue de boxe, montado pelo próprio. Não para que clientes e cozinheiros andem à pancada mas para que possam fazer uma luta gourmet.
No ringue, está disponível um menu de 15 pratos, para 12 convivas e respetivos chefes, incluíndo Ljubomir, que fica por 125 euros por pessoa. Mas é preciso ter estômago para tanto murro gastronómico.