Marina Machete, a Miss Portugal transgénero, quebra silêncio sobre comentários jocosos de Miguel Sousa Tavares
Após a campanha que a levou a terminar no top-20 do concurso Miss Universo, a modelo reagiu à opinião de Miguel Sousa Tavares no seu espaço de opinião na TVI.
Marina Machete, a Miss Portugal transgénero que conseguiu alcançar o top-20 do concurso Miss Universo em El Salvador, pronunciou-se pela primeira vez sobre os comentários polémicos de Miguel Sousa Tavares no ‘Jornal Nacional’, na TVI, acerca da sua participação no certame de beleza.
"Fiquei desiludida acima de tudo porque esperava mais, mas acho que é um passo positivo para se mostrar o trabalho que ainda tem que se fazer daqui para a frente", referiu Marina Machete no programa de Júlia Pinheiro, na SIC.
A Miss Portugal, de 28 anos, assume que não quis dar eco à polémica e frisou aquilo que retirou da intervenção do escritor: "Assimilei aquilo que tinha de assimilar daquilo e estou a trabalhar no sentido de reverter essa imagem que foi passada naquela noite."
Miguel Sousa Tavares e José Alberto Carvalho, pivô do noticiário, foram alvo de críticas e acusações de transfobia, pela forma como comentaram o facto de uma Miss transgénero representar Portugal.
O primeiro voltou a sublinhar a sua posição, considerando a vitória de Marina Machete no concurso como uma "batota", por ter sido o resultado de cirurgias estéticas, enquanto o jornalista optou por pedir desculpa à modelo, adjetivando a sua atitude como "irrefletida" e declarando que aqueles comentários "não correspondem" aos seus valores.