Na alegria e na tristeza! Iva Domingues com Cotrim de Figueiredo na hora da derrota
O candidato contou com o apoio dos quatro filhos e de muitos amigos, como é o caso da apresentadora da TVI."Apoio o João Cotrim de Figueiredo não por alinhamento ideológico total, sou uma mulher de esquerda e nunca votei IL, mas por considerar que, no atual contexto político, representa uma visão otimista num Portugal de futuro, que valoriza a autonomia individual, a liberdade de escolha e a responsabilidade do Estado em criar condições para que cada pessoa (mulher ou homem) queira e possa construir a sua vida no país onde nasceu. Enquanto mulher feminista e mãe de uma filha emigrada, esta dimensão é particularmente importante para mim. Um Presidente não legisla, é certo, mas influencia o debate público, legitima prioridades e pode ser um contraponto relevante a uma cultura política excessivamente paternalista", estas palavras fazem parte do testemunho de Iva Domingues publicado no artigo 'Eleições. Quão feministas são, afinal, os candidatos à Presidência da República?' da revista Máxima.
A apresentadora da TVI desdobrou-se no apoio ao candidato presidencial e foi uma das 30 mulheres que trabalharam com Cotrim de Figueiredo e que assinaram a carta aberta onde garantiram que "nunca vivenciaram ou presenciaram comportamentos inadequados" do agora ex-candidato presidencial, após a acusação de assédio sexual por uma ex-assessora parlamentar da Iniciativa Liberal.
A amizade que Iva Domingues tem pelo antigo líder dos liberais levou-a inclusivamente a marcar presença ontem à noite, domingo 18 de janeiro, na sede de campanha nas Amoreiras, em Lisboa. Sentada na primeira fila, perto dos quatro filhos de Cotrim de Figueiredo, a apresentadora apoiou o amigo na hora da derrota. Embora discreta, a sua presença não passou despercebida. Entretanto, a comunicadora já revelou que na segunda-volta vai votar António José Seguro: "Agora não é sobre partidos, esquerdas, direitas ou centros... Agora é: democracia vs não democracia. Não, é não! Votarei Seguro, obviamente."