O que liga Simão Sabrosa e o cantor Saúl? Ambos foram vítimas de uma traição por quem mais confiavam
Tanto o antigo internacional português como o cantor da Figueira da Foz lamentaram a confiança que depositaram em quem lhes era próximo.
Corria o ano de 2004 quando veio a público que Simão Sabrosa, à época jogador do Benfica, tinha decidido anular uma procuração passada há vários anos em nome de Serafim Sabrosa, impedindo assim o irmão de continuar a movimentar as contas do craque ‘encarnado’, como tinha acontecido até ali.
Segundo uma notícia do jornal Correio da Manhã da altura "Serafim Sabrosa foi procurador de Simão" ao longo de vários anos. "Aliás, foi a forte ligação que os unia [...] que levou o jogador do Benfica, corria então o ano de 1997, a passar uma procuração em nome de Serafim, conferindo-lhe plenos poderes para movimentar as suas contas com total liberdade."
Lê-se também na referida publicação: "Simão, depois de várias suspeitas, decidiu averiguar os movimentos feitos ao longo dos últimos anos. Depois contactou um advogado – João Correia – e decidiu anular a referida procuração, deixando de assumir responsabilidade pelos actos praticados por Serafim. Depois de anos a fio de ligação profunda, os dois irmãos mal se falam. Serafim, até há pouco tempo presença habitual em Lisboa, desde Agosto que não priva com o irmão. Limita-se a sua presença a algumas reuniões, até agora inconclusivas, com João Correia, advogado de Simão, com a finalidade de se esclarecerem alguns movimentos considerados duvidosos. E pouco tempo falta para que o revisor de contas dê o seu trabalho por terminado, essencial para se apurarem os montantes que originaram a discórdia".
Os dois irmãos só se voltaram a aproximar quando Serafim viveu a pior de todas as dores: a perda de um filho. O irmão de Simão viu, em 2009, o seu filho mais novo, Diogo, desaparecer no mar da praia da Quebrada, em Matosinhos. "Apesar de tudo, família é família e o Simão quis estar ao lado do Serafim num momento tão difícil como aquele", conta um amigo do jogador, acrescentando que com a morte do pai os dois "ficaram ainda mais próximos". Também
O artista confirmou tudo. "É verdade. Naquela altura, levei aquele embate. Muita gente diz-me: 'Mas tu, com essa idade, não tinhas noção? Confiavas assim tanto nos teus pais?' Então, ia confiar em quem? É muito fácil após conhecerem a história. Não me dói o terem gasto, dói-me não me explicarem o porquê." Natural da Figueira da Foz, o cantor, célebre com o tema 'O Bacalhau Quer Alho', continuou a desabafar em estúdio, frente a Manuel Luís Goucha. "Sonhava com uma vida. Podia chegar aos 18 anos e ter o meu carro, a minha casa, a vida estabilizada. E não foi nada disso que aconteceu, foi começar tudo novamente."
Desde então, quando atingiu a maioridade, Saúl virou as costas aos pais, que têm mais três filhos. Ainda hoje não sabe o que aconteceu aos milhões que ganhou a cantar de norte a sul do País. "Era muito dinheiro a entrar, eles não tinham noção daquele dinheiro todo... Compraram uma casa, uma quinta enorme..."